Saúde

Praticar Caminhada – Dicas e Beneficios

Praticar Caminhada assim como os exercicios fisicos além de ajudar a reduzir peso e medidas, também faz muito bem para a saúde. Seja musculação, ginástica, esporte ou até mesmo caminhada, fazendo exercícios regulares existe uma melhora significativa na qualidade de vida. Com a falta de tempo e às vezes até de recursos, não deixa muito acessível algumas das atividades, além de algumas contra-indicações. Porém, a caminhada não requer nenhuma prática, pode ser feita a qualquer hora do dia, não tem custo algum e ainda é recomendado para pessoas de qualquer idade. 

Caminhadas - Dicas

Beneficios da Caminhada

Estudos já comprovaram que uma pessoa sedentária, que não pratica nenhum tipo de esporte, se fizer caminhada de dez minutos por dia, depois de uma semana já terá alguns efeitos no corpo, já mostrando melhora no condicionamento físico. E também foi comprovado que uma caminhada de quarenta minutos aproximadamente, é capaz de reduzir a pressão arterial pelas próximas 24 horas. Isso acontece porque na caminhada o fluxo de sangue aumenta, dilatando os vasos sanguíneos e diminuindo a pressão, o que faz com que seja recomendada para pessoas hipertensas.

Malhar aos 40 - Melhores caminhada
A caminhada, além de melhorar a circulação do sangue, melhora a oxigenação do corpo, melhorando assim o nível de oxigênio no pulmão, e o transporte de oxigênio para outras partes periféricas do corpo, como as pernas e os braços. Com a prática de caminhar, o pulmão acaba se tornando mais eficiente. Outros muitos benefícios são causados pelo ato de caminhar, como prevenir osteoporose, afastar a depressão, aumentar a sensação de bem-estar, melhora o funcionamento do cérebro e da mente, diminuição da sonolência, protege contra derrames e infartos, ajuda a manter o equilíbrio da diabetes, e emagrece.

Dicas Para Caminhada

Mas claro que para que uma caminhada resulte em benefícios para o corpo, é necessário que se pratique de forma adequada. Esta atividade pode ser feita em qualquer idade e em qualquer lugar, seja na academia, na praia ou rua e para que a caminhada seja saudável é preciso algumas atitudes.

Caminhadas

Abaixo compartilhamos algumas dicas para caminhada:

Frequência: Não vale caminhar apenas de vez em quando, ou aos finais de semana no parque. Para obter bons resultados, é necessário caminhar com frequência. Comece com uma caminhada de 30 minutos e três vezes por semana. Com o tempo passe a caminhar durante toda a semana, aumentando também o tempo de caminhada e descansando aos finais de semana.

Ritmo: No começo é sempre bom manter um ritmo mais lento para que o corpo possa se acostumar. Mas quando o corpo se acostuma os benefícios já não são mais os mesmos, porque não há uma evolução. Por isso, é indicado que a pessoa varie a intensidade e o ritmo dos passos durante a caminhada. Uma boa opção é um aquecimento de 15 minutos antes, caminhar de uma forma mais rápida nos primeiros minutos e ir desacelerando.

Caminhada-dicas

Terreno: Cada tipo de terreno trabalha com músculos diferentes. O asfalto, por exemplo, trabalha mais com a panturrilha, enquanto a grama amortece melhor a caminhada, sendo indicada para quem está acima do peso. Independente de onde faça a caminhada, escolha um local que desafie e sempre procure mudar de caminho e sair da rotina.

Respiração: A respiração afeta na caminhada. É recomendado que a pessoa faça a inspiração pelas narinas e solte o ar pela boca.

Calçado e roupa: Não adianta caminhar vestido uma roupa desconfortável ou um calçado apertado. O conforto para caminhar é essencial. Escolha um tênis que tenha um bom amortecedor e roupas leves.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Ótima opção de exercício a caminhada é perfeita para todas as idades! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email
Últimas Pesquisas:
  • ja tenho vasos deladados caminhar ajuda a melhorar

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.