Saúde

Posturologia – O Que é, Avaliação e Tratamento.

tratamento-posturologiaA postura é um conjunto de articulações do corpo que atua para fornecer equilíbrio. É formada por um conjunto de músculos ligados com o sistema nervoso, embora seja muitas vezes lembrado apenas pela coluna vertebral. A postura é responsável por constituir a direção dos membros superiores e inferiores, além de possuir um mecanismo anti gravitacional para manter o corpo em pé. A posturologia é um tratamento que estuda a postura e através dela, consegue diagnosticar problemas de diversas especialidades, como oftalmologia, fisioterapia, odontologia, clínica geral e etc. Entenda o que é esse tratamento, e como ele é feito.

O Que É Posturologia

A Posturologia é uma ciência do equilíbrio, que estuda a postura (ou o chamado Sistema Tônico Postural) através de informações dos sistemas integradores, como olhos, pés, ouvido interno, propriocepção, viscerocepção e etc. Essa técnica ensina a prestar mais atenção aos distúrbios de oclusão ou às cicatrizes nociceptivas que podem modificar o sistema postural.posturologia-tratamento

Avaliação e Tratamento

A Posturologia se caracteriza e se diferencia por ser uma nova forma de diagnóstico e tratamento multidisciplinar. Ou seja, ela reúne outras especialidades, como podologia, ortóptica, fonoaudiologia, odontologia, fisioterapia, oftalmologia ou clínica geral.
O tratamento é feito com base no diagnóstico feito pela avaliação de diversos órgãos do corpo. Ele é feito de acordo com a parte do corpo que está em desequilíbrio, e cada paciente recebe um tratamento específico para o problema.
A Posturologia atua na prevenção e tratamento de uma série de doenças que estão ligadas aos desequilíbrios de postura e não só nos sintomas das mesmas. Os problema que a técnica trata são: dores musculares ou articulares, cefaléias, desvios de coluna, má oclusão, ATM, distúrbios comportamentais, problemas de coluna e inflamações crônicas.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você.
Gostou da matéria? Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.