Educação

População Mundial – Crescimento Vegetativo e Densidade Demográfica

populacao-mundialExiste no mundo uma ciência chamada estatística, que consiste em estudos observacionais sobre determinados fatos ou ocorrências. A estatística é usada para medir diversas coisas, como por exemplo, a audiência de emissoras de televisão, quantos bebês nasceram em um certo ano, qual a média de escolaridade de um país, entre outras coisas. Ela também serve para medir a população mundial, que no ano de 2011 atingiu 7 milhões de pessoas vivas no planeta, e continua crescendo cada vez mais.
Desde a revolução industrial, me meados do século XVIII, houve uma explosão demográfica, ou seja, houve um crescimento tanto na taxa de natalidade, quanto uma redução no número de mortos. Isso se deu devida a melhora nas condições de vida com o início do capitalismo, além do aumento na produção de alimentos. Mais tarde, após a Segunda Guerra Mundial, houve novamente um aumento significativo no índice de crescimento populacional, pois houve uma revolução chamada de médico-sanitária, visando a distribuição de vacinas, remédios e melhoria nas condições sanitárias dos países subdesenvolvidos.
Várias teorias populacionais foram criadas ao longo dos anos. As mais famosas são Teoria Malthusiana, Teoria Neomalthusiana e Teoria Reformista.  A primeira delas foi criada por um estudioso em sociologia britânico chamado Thomas Malthus, que defendia que o crescimento da população do mundo era maior que a produção de alimentos e de recursos naturais disponíveis, e que continua crescendo com essa diferença, até chegar um dia em que não haverá alimentos para todas as pessoas, o que desencadeará um caos.
Já a Teoria Neomalthusiana foi criada logo após a Segunda Guerra, quando os estudiosos ficaram com medo de que as previsões de Malthus poderiam se concluir. No entanto, a diferença entre as teorias, era que a Neomalthusiana defendia que o nível de desenvolvimento de um país estaria diretamente ligado com a taxa de natalidade do mesmo. Também defendiam os métodos contraceptivos, e que era dever do Estado providenciar essas medidas.
Já a Teoria Reformista surgiu em contraponto com a Neomalthusiana. Os estudiosos dos países subdesenvolvidos afirmavam que a taxa de natalidade não causada o subdesenvolvimento, mas sim o contrário. Segundo a teoria, o melhor investimento na educação e saúde mudariam esses índices, já que uma mulher bem orientada não geraria somente o número de filhos que conseguisse sustentar.
Existem alguns fatores que são levados em conta na hora de calcular a população mundial ou as estatísticas que envolvam esse índice.

Crescimento Vegetativo da População Mundial

O crescimento vegetativo consiste na diferença entre a taxa de natalidade e de mortalidade, ou seja, no número de bebês que nascem em um determinado período, com o número de pessoas que morrem nesse mesmo tempo. Porém, esse número não é sempre mesmo ou homogêneo, pois as condições de vida, assim como a natalidade e mortalidade, refletem as principais características do país e de seu grupo social.

Densidade Demográfica

A densidade demográfica, também chamada de densidade populacional ou população relativa, é a medida entre o número de pessoas e a superfície de um determinado território. Por exemplo, segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2013 o Brasil possuía 201.032.714 de habitantes, em uma área de 8.514.215,3 km². Esse número também muda constantemente, de acordo com o crescimento da população do local.

Agradecemos a sua visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você.
Gostou da matéria? Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.