Saúde

Polimiosite – O Que É, Sintomas e Tratamento

Polimiosite é normalmente confundida com a dermatomiosite,  pois são muito parecidas. A diferença é que a dermatomiosite apresenta uma inflamação na pele.

polimiosite-capa

O que é Polimiosite

Polimiosite é uma inflamação crônica que faz parte das infecções miopáticas  que afetam principalmente a parte do tronco e tem por principal característica  dores muscular muito forte. A palavra polimiosite  quer dizer: Poli significa mais que um e miosite significa infecção muscular. Desta forma fica fácil de entender que a polimiosite é  uma grande quantidade de infecções musculares.

polimiosite-poool

A Polimiosite é considerada autoimune e acomete pessoas com mais de vinte anos,  mulheres e é encontrada em uma em cada duzentas mil pessoas do mundo. Entretanto o sexo masculino também pode ser diagnosticado com a doença geralmente em idades entre cinquenta e sessenta anos. Ela é muito frequentemente associada ao câncer principalmente aos homens. Em geral as infecções miopáticas como as inflamatórias ou miosites tem como características inflamação dos músculos do corpo humano. As causas aparentes mais comuns são as bactérias ou vírus e também as causas associadas ao uso de medicamentos para controle do colesterol e o uso do computador em excesso.

Sintomas da Polimiosite

Os sintomas da polimiosite  aparecem quase sempre durante ou após uma infecção. Entre eles estão franqueza muscular que começa pelos braços, quadris e coxas. Dor e inflamação nas articulações e músculos, dificuldade de engolir, febre, cansaço e emagrecimento.  Durante a crise atividades pequenas como levantar-se do sofá, subir escadas ou até mesmo levantar a cabeça se tornam difíceis. Os músculos das mãos, pés e face não são afetados.

polimiosite-dores

O diagnóstico da polimiosite é feito através do exame físico verificando o estado dos músculos, analise de sangue onde pode-se detectar a  existência ou não de enzimas musculares em excesso ou de autoanticorpos, o histórico familiar também ajuda o médico a fazer o diagnostico e a biopsia muscular onde é retirada uma amostra do musculo do paciente e é feita uma pesquisa de existência de proteínas anormais ou enzimas deficientes. Pode ser solicitada uma ressonância magnética para que o médico possa investigar se existe alguma infecção muscular.

Tratamento da Poliomiosite

Não existe até hoje cura para a poliomiosite, desta forma o tratamento se limita a diminuir os problemas causados pela doença terapeuticamente.  Para o tratamento são adotados os seguintes cuidados:

– Restrição da atividade física;

– Uso de corticosteroides em doses elevadas por pouco  tempo, até que os níveis das enzimas se normalizem. Quando os níveis se estabelecem, alguns pacientes param de tomar a medicação, mas outras têm te continuar a ser medicadas por muito mais tempo, às vezes para sempre. O maior objetivo da medicação é aliviar o edema e a dor;

– Fisioterapia é um ótimo auxiliar para que o doente não perca a força nem a flexibilidade dos músculos.

polimiosite-trata

Alguns tratamentos encontram-se hoje em estado experimental e são:

– Lavagem de plasma – consiste numa ‘lavagem’ do sangue para retirada dos anticorpos;

– Radioterapia;

– Fludarabine  um medicamente químico-terapêutico  administrado de forma a prevenir a formação de células malignas;

– Imunossupressores.

Não se sabe ao certo como evitar a polimiosite alguns estudos apontam para que se tenha alguns cuidados com as bactérias e com os vírus, horários controlados para uso de computadores.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Polimiosite assunto sério!!! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.