Saúde

Planta Sálvia – Propriedades e Benefícios

Planta Sálvia seu nome científico é Salvia officinalis  com origem no Mediterrâneo lembra ervas como o manjericão, alecrim, tomilho, orégano, lavanda, e até a hortelã. Suas folhas que podem agir com princípios medicinais e auxiliam na prevenção de diversas doenças.

Planta Sálvia – Propriedades e Benefícios

Propriedades da Planta Sálvia

Algumas pesquisas já comprovaram sua ação anti-inflamatória e antioxidante, ambas muito importantes para o equilíbrio no funcionamento do nosso organismo. Sendo fonte de flavonoides fenólicos, luteolina, e muitos outros nutrientes, a sálvia é utilizada como medicamento natural para o tratamento de diferentes condições como reumatismo, por exemplo, ou tratamento de Alzheimer, aromaterapia, dentre outras.

Planta Sálvia – Propriedades e Benefícios

A erva ainda é reconhecida pela sua contribuição de vitamina K, que pode suprir até quase 45% da porção diária recomendada. Ela ainda é tida como fonte de ácido fólico, vitamina A, B, C, E, fibras, riboflavina, piridoxina, Tiamina, e muitos minerais, como Magnésio, Ferro, Cálcio, Manganês, Cobre, etc.

Compartilhamos abaixo algumas propriedades da planta sálvia:

-Antioxidante;

-Antimicrobiana;

-Ansiolítica;

-Calmante;

-Anti-inflamatória.

Benefícios da Planta Sálvia

A sálvia pode ser utilizada no tratamento de diversas doenças, como bronquite ou gengivite. Pode ser comprada em lojas de produtos naturais e em algumas farmácias de manipulação. O consumo frequente do chá de sálvia ainda limpa completamente as vias respiratórias, cura hemorroidas, contém hemorragias menstruais, trata cólicas e alivia os sintomas da menopausa.

Planta Sálvia – Propriedades e Benefícios

É excelente para curar feridas ou úlceras utilizando-se compressas com o chá e passando no local desejado. Este procedimento também é válido para auxiliar nas dores de cabeça mais fortes, como a enxaqueca. A sálvia também serve como um calmante natural. Sua infusão acalma o sistema nervoso e controla a ansiedade, proporcionando uma noite de sono calma e sem interrupções. Sendo rica em flavonoides e ácidos fenólicos, há benefícios da sálvia na prevenção de doenças cardiovasculares. Ela ainda controla e reduz os sintomas causados no período de menopausa e o óleo de sálvia pode ser utilizada para reduzir a sudorese noturna, comum nesses períodos. A sálvia contem betasitosterol, a sálvia pode ser útil para homens que desejam prevenir a calvície. O óleo da erva é muito procurado para ser aplicado diretamente sobre o couro cabeludo.

Contem betasitosterol, a sálvia pode ser útil para homens que desejam prevenir a calvície. O óleo da erva é muito procurado para ser aplicado diretamente sobre o couro cabeludo. A sálvia também tem os seus efeitos melhorados se combinada com outras ervas, como o alecrim. O chá também pode ser aplicado para deixar os fios mais brilhosos e sem caspa. Se você deseja o crescimento dos fios, saiba que a sálvia também pode favorecer a melhor circulação de nutrientes no couro cabeludo, o que auxilia na revitalização de seu cabelo.

Planta Sálvia – Propriedades e Benefícios

A sálvia pode agir como antiespasmódica, assim reduzindo as tensões no sistema respiratório, favorecendo a inalação e reduzindo a possibilidade de crises de asma. Ela ainda tem um efeito diurético, que auxilia na eliminação de líquidos, evitando a retenção destes. A erva ainda pode contribuir com seus efeitos antioxidantes e estimulantes, o que apoia o funcionamento metabólico, melhorando a queima calórica facilitando assim o emagrecimento. As partes utilizadas da sálvia são suas folhas, flores e óleo essencial para fazer chás e infusões.

A sálvia é contra indicada para quem teme pressão alta, é gestante ou está em fase de amamentação procure sempre uma avaliação médica antes da sua ingestão. Fique atento durante seu consumo se tiver ânsias, desconfortos estomacais e dores pois podem ser sintomas de super doses ou consumo errado. Em caso de alterações, deve-se informar logo e buscar orientação de um profissional de saúde.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! A sálvia é uma das plantas medicinais mais usadas no mundo em medicina natural! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.