Saúde

Planta Leguminosa Lentilha – Benefícios e Precauções

Planta Leguminosa Lentilha alguns só lembram-se dela na ceia de Réveillon pois dizem que traz sorte para o novo ano que se inicia. Ela com certeza faz muito bem para a saúde.  Ela é de  origem asiática e  tem sido utilizada na dieta humana desde o período neolítico, com evidências de que nossos antepassados já a consumiam há cerca de 10 mil anos. A lentilha foi uma das primeiras culturas a serem domesticadas no Oriente Médio. Ela se espalhou para o sul da Europa, o norte da África e o restante do mundo.

Planta Leguminosa Lentilha – Benefícios e Precauções

Benefícios da Planta Leguminosa Lentilha

As variedades disponíveis são diversas, entre preta, amarela, vermelha, laranja, verde e marrom, sendo as duas últimas as que melhor mantêm seu formato após o cozimento. Ela pode ser usada em saladas ou sopas podendo fazer parte do cardápio nos dias quentes ou frios. Os alimentos ricos em fibras, como é o caso das lentilhas, ajuda na perda de peso. As fibras, além de melhorar o processo digestivo como um todo, ajudam na sensação de saciedade, fazendo com que você reduza a quantidade de alimento a ser ingerida ao longo do dia. As proteínas da lentilha também contribuem na diminuição do apetite.

Planta Leguminosa Lentilha – Benefícios e Precauções

Compartilhamos abaixo benefícios da planta leguminosa Lentilha:

-A lentilha é rica em proteínas;

-Ajuda a prevenir e combater a anemia;

-Reforça o sistema imunológico;

-Contribui para o controle da diabetes;

-Prolonga a sensação de saciedade;

-Regula a pressão arterial;

-Protege o coração e os vasos sanguíneos.

Precauções Planta Leguminosa Lentilha

É muito importante consumir qualquer tipo de alimento com moderação. O consumo em excesso de lentilha pode provocar algumas reações adversas ao organismo.

Planta Leguminosa Lentilha – Benefícios e Precauções

Compartilhamos abaixo problemas com a ingestão excessiva da lentilha:

As fibras não são digeridas em grande quantidade e a fermentação intestinal leva à formação de excesso de gases causando flatulência.

Ela possui compostos oxalatos, que podem dar origem aos cálculos renais. Quem tem problema com os rins deve deixar de comer essa leguminosa, até porque o seu alto teor de proteínas pode sobrecarregar ainda mais tais órgãos.

Possui excesso de  lisina este  aminoácido no organismo pode aumentar os níveis de colesterol, provocar cólicas e diarreias, formar cálculos biliares e também prejudicar os rins (levando a uma insuficiência renal).

Hipercalemia que é  o excesso de potássio no sangue pode causar sintomas de fadiga, problemas respiratórios, formigamentos, vômitos e desregulação dos batimentos cardíacos.

Pessoas que são alérgicas a amendoim também podem vir a ser sensíveis à lentilha, pois ambos são da família das leguminosas.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Além de saborosa é simples de se fazer no dia a dia! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.