Saúde

Planta Hamamélis – Benefícios e Como Usar

Planta Hamamélis  de nome científico Hamamélis virginiana. Ela é popularmente  conhecida como vassoura-de-bruxa, aveleira-de-bruxa ou castanha-de-bruxa. Uma planta muito conhecida no hemisfério norte, de onde é nativa, e usada na cura de diversos incômodos.

Planta Hamamélis - Benefícios e Como Usar

Benefícios da Planta Hamamélis

A planta tem ação anti-inflamatória, anti-hemorrágica, levemente laxante e adstringente. Ela tem ainda, propriedades tônica, antisseborreica, descongestionante, refrescante, anti-acne, anti-caspa e sedativa, a planta evita o ressecamento da pele. Possui uma grande quantidade de taninos e flavonoides, sendo excelente para problemas de hemorroidas e varizes.

Planta Hamamélis - Benefícios e Como Usar

Compartilhamos abaixo alguns usos da Planta Hamamélis :

-Ferimentos superficiais da pele, como cortes e hematomas;

-Hemorroidas;

-Problemas circulatórios, como varizes ou má circulação;

-Queimaduras;

-Dor de garganta;

-Prisão de ventre.

Como usar Planta Hamamélis

As partes com propriedades medicinais da hamamélis são suas folhas e casca, que podem ser utilizadas de varias formas. Um  tônico venoso muito usado em compressas, para tratamento de varizes e flebites. Sua tintura é usada para tratar problemas venosos e sintomas de pernas cansadas. Como tônico facial é utilizado em diversos casos de dermatites, eczemas, problemas resultantes da secura da pele e rugas.

Planta Hamamélis - Benefícios e Como Usar

Compartilhamos abaixo como usar a Planta Hamamélis

Chá para problemas de circulação, diarreia ou garganta inflamada: colocar 1 colher de chá de cascas numa xícara de água fervente, deixar descansar por 10 minutos e coar. Tomar de 2 a 3 xícaras, ao dia;

Pomada para hemorroidas, ferimentos na pele, hematomas e queimaduras: aplicar uma fina camada de pomada na região afetada 3 vezes por dia, fazendo movimentos circulares;

Extrato para varizes, queimaduras e pele irritada: aplicar uma fina camada sobre o local afetado 2 a 3 vezes por dia;

Cápsulas para prisão de ventre, varizes e problemas de circulação: a dose recomendada geralmente é de 2 cápsulas após o café da manhã e 2 cápsulas após o jantar, durante 2 semanas.

Mesmo sendo um um produto natural, a planta hamamélis só pode ser utilizada na forma de chá ou cápsulas sob orientação de um profissional de saúde. Em alguns casos pode haver efeitos colaterais como sedação, salivação excessiva e irritação do estômago, quando ingerida em grandes quantidades. Mulheres grávidas e mulheres que estejam amamentando não deve fazer uso interno da planta.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Os tratamento naturais são bem vindos, mas é importante conversar com seu médico a respeito. Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.