Planta Cavalinha em Chá conhecida também pelos nomes de cavalinha-dos-campos, cauda-de-cavalo e cola-de-cavalo. Ela possui folhas pequenas com a forma de agulhas e não possui flores nem sementes. Cientificamente tem o nome de Equisetum arvense L e é considerada um dos seres vivos mais antigos do planeta sendo datada no período Paleozoico quando as espécies chegavam a dez metros de altura e dois de diâmetro.
Benefícios da Planta Cavalinha em Chá
A cavalinha que conhecemos nos dias de hoje são apenas miniatures de seus ancestrais. Ela é originária da Europa e tem sido para várias finalidades entre elas o polimento de madeira e de metais por causa de seu alto teor de silício.
Abaixo compartilhamos benefícios do Chá de Cavalinha:
– Ácido úrico;
– Celulite;
– Pressão alta;
– Anemia;
– Úlcera;
– Menstruação excessiva;
– Dores de cabeça;
– Estresse e ansiedade;
– Pedra nos rins;
– Pedra na vesícula.
– Osteoporose;
– Obesidade;
– Flacidez na pele e músculos;
– Hemorragias nasais;
– Reumatismo.
Contra Indicações da Planta Cavalinha
Os silicatos presentes na planta podem desencadear problemas digestivos e dores abdominais. A planta também pode causar dores de cabeça, perda de apetite, fraqueza muscular, arritmias, hipotensão e falta de coordenação. Outros efeitos indesejáveis causados pela cavalinha são nervosismo e taquicardia.
As contra indicações da erva cavalinha, podem aparecer especialmente em algumas doenças, como por exemplo:
– Hipotensão;
– Disritmia;
– Depressão;
– Na gravidez, lactação e crianças.
A erva cavalinha é muito boa para o tratamento de diversos problemas de saúde, mas é importante ter em mente os seus efeitos colaterais e contra indicações, para evitar outras complicações.
Abaixo compartilhamos como fazer chá de cavalinha com abacaxi:
– 1 litro de água;
– 50 g de ramos frescos de cavalinha;
– 100 g de casca de abacaxi.
Ferva 1 litro de água, após a sua fervura, desligue o fogão e adicione as 50 g de ramos frescos de cavalinha e as 100 g de casca de abacaxi. Aguarde por dez minutos, coe e beba o chá morno de duas a três xícaras de chá ao dia.
Respeite a dose máxima indicada porque o excesso de chá de cavalinha no organismo pode causar problemas de eliminação exagerada de minerais pela urina, como por exemplo, a eliminação de potássio.
O Chá de Cavalinha também pode ser usado em processos terapêuticos externos na cicatrização de feridas, gargarejo para aftas e amidalites, erupções cutâneas e úlceras. Esses procedimentos devem ser realizados através de um banho ou lavagem com a planta da Cavalinha.
Abaixo compartilhamos como fazer banho de Cavalinha:
– 3 punhados de talos secos de cavalinha;
– Uma banheira com água até a sua metade.
Coloque os três punhados de talos secos de cavalinha dentro de uma banheira com água até a sua metade. A água deve permanecer em temperatura ambiente. A pessoa dever permanecer com o corpo mergulhado na água por cerca de dez minutos. Em seguida pode tomar banho normalmente.
Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Cavalinha uma das espécies mais antigas do planeta!! Deixe seu comentário.
Comente Via FaceBook
Comentários