Saúde

Piolhos – Como Combater – Dicas e Como Fazer

piolhos-lendeasOs piolhos são insetos que se alimentam se sangue humano e costumam viver nos cabelos. Apesar de não voarem e nem pularem, esses pequenos bichos são facilmente transmitidos de uma cabeça para a outra e muito comum entre crianças. A infestação desse inseto é chamada formalmente de pediculose, e contrariando o que muitas pessoas pensam, não tem nenhuma ligação com falta de higiene capilar, já que estudos comprovam que os piolhos preferem cabelos limpos. Confira algumas dicas de como combater os piolhos e qual melhor procedimento a fazer.

Dicas de Como Combater Piolhos

Uma das coisas que as pessoas mais associam com piolho é a falta de higiene. Porém, essa afirmação é errada, pois não há nenhuma ligação sequer entre, pelo contrário, quanto mais limpos os fios, maior a preferência dos insetos.
A pediculose é mais comum em crianças, se manifestando principalmente em escolas, pois o contato entre as crianças é maior. No entanto, é possível que um adulto pegue piolho, e a uma criança infectada pode passar para a família toda.
Quanto maior o cabelo, maior a superfície de contato para a transmissão do inseto, o que faz com que as meninas sejam mais propícias a ter piolho. Além disso, as garotas costumam ficar mais próxima umas das outras do que os meninos, seja para brincar ou conversar, facilitando também a transmissão.
Os piolhos se alimentam do sangue humano e costumam picar quatro vezes ao dia. Os lugares favoritos dos insetos no couro cabeludo são na nuca e atrás das orelhas por serem locais mais quentes. Fora da cabeça, o inseto não vive por mais de seis horas, pois para viver, ele precisa se alimentar de sangue.
Tratamentos químicos como coloração,hidratações, progressivas, alisamentos, entre outros, alteram o pH dos fios, provocando a morte dos bichos. É uma ótima forma de combate ao problema.
As lêndeas geralmente não são mortas com os processos químicos ou remédios anti-piolho, pois possuem uma membrana feita de quitina, muito resistente e que protege o ovo. Por isso, é necessário não só eliminar ou matar os piolhos, como também retirar todas as lêndeas, impedindo assim uma nova manifestação dos bichos nos fios.

Como Fazerlendeas

Para acabar com os piolhos, coloque em um copo uma parte de vinagre e duas de água. Espalhe a substância nos cabelos utilizando um algodão. Depois de todo o cabelo molhado, enrole os fios e coloque uma toalha na cabeça para abafar. Ao lavar, utilize um shampoo anti-piolho, enxaguando bem antes de passar o condicionador para desembaraçar os fios. Seque o cabelo com os secador quente, assim quando passar o pente fino, os insetos sairão mais facilmente. Enquanto for retirando os piolhos e lêndeas, vá depositando em um recipiente com vinagre.

Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário. 

Print Friendly, PDF & Email
Últimas Pesquisas:
  • Selagem mata piolho

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.