decoração

Pintar Uma Parede – Material e Como Fazer

Pintar uma parede parece ser muito difícil quando se pensa em fazer o trabalho já imaginando a bagunça que nossa casa pode ficar. Principalmente quando se pensa em economia e nós mesmos resolvemos fazê-lo. A ideia é renovar o ambiente, usar cores diferentes, e dar um astral melhor na casa. Então antes de começar o melhor mesmo é se organizar deixando todo material necessário pronto e organizado.

Pintar-Parede

Material Necessário Para Pintar Uma Parede

Antes de começar devemos preparar o ambiente onde a parede será pintada deixando tudo muito bem protegido para evitar manchas, piso e móveis. O que puder sair do local retire e o que não for possível cubra pode ser com lonas plásticas que podem ser compradas em casa de tintas por metro. O chão pode ser forrado com lona ou jornal para proteger contra acumulo de poeira. A quantidade de material para realizar o trabalho vai depender do tamanho da reforma. Uma parede ou um cômodo disto vai depender a compra necessária abaixo materiais mais básicos para você escolher dependendo do tamanho de sua obra.

Pintar-paredeai

Tinta; 
Selador ou preparador de paredes;
Lona plástica;
Lixa fina para parede (n° 150);
Rolo de pintura;
Bandeja para pintura;
Pincel para arremates;
Fita crepe;
Espátula;
Massa corrida;
Máscara;
Óculos ou máscara de proteção.

Como Fazer Para Pintar Uma Parede

Antes de iniciar  a pintura da parede é necessário verificar o estado em que a parede se encontra, se tem rachaduras, ou região com mofo e úmida então isto tem de ser corrigido o que pode ser feito usando massa corrida. É um processo muito simples de fazer e a massa já vem pronta para uso.

Abaixo como preparar a parede para pintura:

Caso sua parede esteja com alguma imperfeição o que acontece normalmente em paredes novas use uma lixa fina e passe por toda superfície  e verifique onde há desníveis ou trincas.

Se houverem rachaduras pegue com a espátula uma pequena quantidade de massa corrida e passe na parede faça isto até encobrir o defeito.

Agora aguarde secar porque se aplicação da massa corrida foi necessária em grande quantidade pode demorar em torno de uma a duas hora. Quando estiver seca lixe bem o lugar até que fique totalmente liso. Se a parede estiver muito úmida e tiver lugares com mofo o correto é tirar a tinta velha e o mofo usando a espátula e aplicar uma camada de tinta antimofo ou o selador no lugar. Deixe secar e passe a massa corrida quando a massa secar lixe novamente.

A selagem na parede é muito importante e deve ser feita antes de começar a pintura propriamente dita. Ela é indicada para paredes que nunca receberam tinta ou que tenha muita umidade. O selador também conhecido como preparador de paredes aumenta o rendimento deixando a superfície pronta preenchendo as menores deformidades deixando a parede totalmente por igual. As paredes que nunca receberam uma mão de tinta costumam sugar mais tinta o selador prepara a parede e ajuda a economizar a tinta.

Pintar-Parede-Selade

Podemos dar de exemplo que uma lata de tinta Premium de aproximadamente três litros e meio pinta trinta e cinco metros quadrados de parede ao se usar o selador ela consegue cobrir em média cinquenta metros quadrados por demão sem duvida uma grande economia de tinta. O selador também atua como antimofo ajudando a conservar a tinta por mais tempo e deve ser utilizado em reboco novo, concreto aparente, blocos de concreto e fibrocimento. Por isso vale a pena usar o selador em sua parede se ela nunca foi pintada ou é muito úmida. Caso esteja apenas fazendo uma nova pintura talvez não precise do selador apenas se houver mofo ou se havia muitas rachaduras em sua parede que foram cobertas com cimento.

É preciso calcular a quantidade de tinta que se necessária para isso basta fazer uma conta bem fácil. Primeiro meça a parece e multiplique pela altura do chão ao teto chamado de pé direito, então multiplique esta metragem pela quantidade de demãos costumeiramente fazemos de duas a três, diminua do total a medida de portas e janelas e armários embutidos se for o caso. O resultado da continha é que determina a metragem total. As latas de tinta costumam mostrar na embalagem a área que ela consegue cobrir.

A sua parede esta pronta para receber a fita crepe que protegera os batentes de porta e as janelas. Cole em todos os lugares onde serão feitos os arremates. Agora é a hora de saber qual acabamento é o melhor para sua parede. No quarto de criança ou uma brinquedoteca onde a sujeira é mais comum o ideal seria uma tinta brilhante que é mais fácil de limpar.

Pintar-Parede-Acabamento

Abaixo algumas tintas e qual sua vantagem no acabamento:

Tinta Fosca: Ela é muito boa para disfarçar aquelas imperfeições e irregularidades que teimam em ficar na parede.

Tinta Brilhante: Sem duvida é a tinta que nos da o acabamento mais resistente, onde a sujeira adere com mais dificuldade e muito mais fácil de limpar. O problema é que se houverem imperfeições na parede a tinta brilhante deixa muito evidente.

Tinta acetinada ou com semibrilho: Nesta tinta o brilho é menor e não deixa tão aparente as imperfeições e suja menos que a tinta fosca entretanto ela costuma ser muito mais cara que os outros tipos de tinta.

Acabamento com brilho: Seu uso mais comum é em banheiros, nas paredes das escolas e lugares onde devido a sujeira existe a necessidade até mesmo de lavar.

Para iniciar sua pintura deve seguir uma sequencia comece pelo teto se for pinta-lo em seguida as paredes, batentes, janelas e por ultimo os rodapés.

Agora sim a parte divertida escolher as tintas que são inúmeras e as mais comuns são as acrílicas acetinadas, acrílicas foscas e as brilhantes. A Sugestão é que seja uma tinta acrílica por que seu rendimento é bem maior, a marca da tinta fica por sua escolha a que mais lhe agradar. Tem tintas com marcas em que por ser de boa qualidade só necessita de  menos demãos para ficarem perfeitas, para que você fique por dentro e não faça uma escolha ruim procure na ora da compra se informar com um profissional do assunto.

Pintar-Parede-tintas

Mas ainda falta misturar as tintas. A tinta acrílica pode ser misturada com água potável e assim aumentamos seu rendimento e também facilita a aplicação na parede. Em cada lata de tinta vem especificado a quantidade de água ideal para fazer a mistura. Para facilitar seu trabalho use um balde ou outra lata limpa e misture muito bem para que a tinta fique homogênea. Para misturar você pode usar o cabo de vassoura ou um pedaço de canos tipo PVC.

Vamos agora começar a diversão e pintar a parede finalmente. Pegue a tinta misturada e coloque em uma bandeja de pintura então comece pelos recortes que são as laterais e cantos da parede, ao redor das portas e janelas e arrematando tudo com um pincel. Depois de isto feito é hora de pintar com o rolo sempre no sentido vertical para cima e para baixo. Não encharque muito o rolo para evitar que respingue ou escorra pela parede se isso acontecer o acabamento fica muito feio. Com paciência vá pintando com camadas finas e espere aproximadamente uma hora para dar a segunda demão ou deixe para o dia seguinte.

Normalmente é necessário duas demãos para ficar linda sua pintura e o tempo de secagem leva de duas a cinco horas. Após secar sua pintura retire com cuidado as fitas crepes e já pode curtir suas paredes limpas e renovadas aproveite para fazer também uma nova decoração.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria?  Paredes novinhas merecem uma decoração caprichada! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.