Pintar Porta de Madeira – Material, Escolha da Tinta e Passo a Passo
Pintar Porta de Madeira que costumam ser colocadas na parte interna ou na parte externa da casa. Elas deixam o ambiente mais aconchegante e seguro também. Entretanto alguns cuidados devem ser tomados para garantir sua durabilidade.
Material Para Pintar Porta de Madeira
A pintura além de ajudar na conservação costuma dar um toque a mais na decoração do ambiente. Se desejar um pouco mais de destaque usa cores vivas e alegres. Deve-se na verdade ter atenção para que a tinta utilizada seja apropriada para o tipo de madeira e que seja um trabalho com excelente acabamento.
Compartilhamos baixo como pintar porta de madeira:
Material necessário:
-Jornal ou papelão (para proteger o piso);
-Tinta para madeira;
-Trinchas;
-Lixa para madeira;
-Espátula;
-Bandeja de tinta;
-Rolo;
-Massa ou cera para madeira (caso de madeiras que estejam deterioradas);
-Máscara de proteção;
-Chaves de fenda (para portas já instaladas);
-Fita crepe;
-Água e sabão.
Escolha da Tinta Para Pintar Porta de Madeira
Primeiro é importante escolher a tinta que será utilizada. O ideal é escolher aquela que possa ser aplicada em madeira e que seja mais fácil de aplicar. Algumas tintas exigem mais equipamentos e a pintura é feita apenas por profissionais.
Látex PVA: É a tintura mais usada na pintura em madeira, seja artesanal ou de alguma parte da casa. O látex PVA é muito indicado para pintura em ambientes internos. Perfeita para porta dos quartos e outros ambientes da casa por ser pouco resistente a umidade e ao sol forte. Depois de feita a pintura a limpeza da porta poderá ser feita apenas a seco.
Esmalte à base de água: Essa tinta também é perfeita para ambientes internos. Não tem cheiro forte e sua secagem é rápida. O ideal para quando se pretende passar mais de uma mão de tinta. Seu acabamento é mais resistente, portanto pode usar água e sabão neutro para limpar a porta depois de feita a pintura. Quanto a sua resistência ela também garante que portas externas possam receber pintura com tinta esmalte.
Acrílicas: São as tintas diluídas em água e podem ser usadas na pintura de madeira. Sua resistência é maior quando comparada as de látex PVA. Perfeita para ambientes externos, justamente por não haver problema com a exposição ao sol e a chuva.
Passo a Passo Pintar Porta de Madeira
Retire todos os acessórios da porta. Com uma chave de fenda e solte as dobradiças e a maçaneta da porta. Se for necessário retire toda a fechadura. Se achar mais fácil pode cobrir essas partes da porta com fita crepe, para proteger da tinta. Em seguida forre o chão usando jornal ou papelão, para evitar sujar o piso.
Coloque uma máscara de proteção para lixar a porta. Se for necessário use luvas também ao lixar a porta ira levantar bastante poeira. A lixa é importante tanto para portas que nunca foram pintadas quanto para aquelas que já receberam tinta. Passe em toda a porta e repita o processo se for necessário. Uma lixa mais grossa pode ser usada para madeira com tinta. Ao acabar de lixar limpe a madeira novamente com um pano molhado em água e sabão. Espere secar antes de ir para a próxima etapa. Não se esqueça de lixar também os batentes, que receberão uma nova tinta ou serão pintados pela primeira vez.
Se a porta é antiga e possui alguma imperfeição na madeira use massa ou cera para madeira para resolver o problema e a espátula para moldar. Deixe secar e se for necessário passe a lixa novamente, apenas na região em que foi aplicada a massa, para que toda a porta fique igual.
Para que a pintura fique mais fácil aplique um primer antes de tudo. O produto deixa a tinta mais uniforme e muitas vezes reduz a quantidade de demãos necessárias. Espere secar e lixe novamente. Aqui pode ser usada uma lixa mais fina e não precisa aplicar muita força. O objetivo é retirar os excessos de primer.
Para aplicar a tinta siga todas as orientações dadas pelo fabricante sobre a preparação da tinta. Se escolheu as que são à base de água basta dissolver em água. Coloque um pouco da tinta já preparada na bandeja. Decida se vai pintar a porta de madeira usando rolo ou pincel, molhe na tinta e aplique na madeira. O rolo é o mais indicado, já que espalha a tinta uniformemente por toda a superfície. A trincha pode ser deixada para o acabamento e as partes mais finas, como laterais da porta ou próximas a maçaneta e dobradiças, se você optou por não tirar essas peças. Deixe secar e verifique se é preciso dar uma segunda demão. Se sim, pinte novamente. Não se esqueça de pintar também o batente, para renovar a tintura e manter a mesma cor escolhida para a porta. Coloque uma tira de fita crepe na parede, para evitar manchas na tintura da região e use a trincha nessa parte da pintura.
Para finalizar depois que a tinta estiver seca e tiver passado todas as demãos, pode passar um esmalte para dar brilho caso não tenha usado esse tipo de tinta. Ou se preferir pode ser um verniz, para garantir que a pintura dure mais. Assim que o verniz ou esmalte estiver seco retire todas as fitas crepe de proteção e monte novamente qualquer parte da porta que foi retirada.
Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Com algumas habilidade é fácil de pintar as portas de sua casa! Deixe seu comentário.
Seja o primeiro a comentar!