decoração

Petúnias a Flor do Verão – Como Plantar e Cuidar

Petúnias a Flor do Verão um encanto muito coloridas as petúnias é para quem gosta de um jardim alegre e cheio de cores. Pequenas e delicadas elas são nativas da região subtropical da América do Sul. Podem ser plantadas em canteiros, mas normalmente são cultivadas em vasos ou floreiras que podem ser colocados em locais onde as numerosas flores possam vistas e admiradas por todos.  O nome petúnia, significa “flor vermelha” na língua Tupi. O verão é a melhor época para plantar esta espécie e se as mudas forem perfeitas logo terá floração abundante. Cada flor de petúnia tem 5 pétalas, ela são normalmente de coloração avermelhada ou azulada. Também pode se ver desenhadas tendo algumas manchas brancas simétricas.
Petúnias a Flor do Verão – Como Plantar e Cuidar

Como Plantar Petúnias a Flor do Verão

A petúnia vive bem sob o sol em lugares de clima mais amenos, como no sul. Entretanto, a maioria das espécies de petúnia podem sofrer queimaduras se criadas diretamente no sol em regiões equatoriais. A única exceção para essa regra é a variação integrifólia, que  pode sobreviver muito bem mesmo em ambientes mais quentes.  A petúnia pode ser plantada a partir de sementes, mas vai exigir um cuidado muito grande em suas primeiras semanas, por isso é mais fácil iniciar o cultivo usando mudas.

Petúnias a Flor do Verão – Como Plantar e Cuidar

O solo bom para petúnia é bem drenado e que não acumula água. Deve ser rico em matéria orgânica. Como plantas floríferas são bem exigentes em fósforo, coloque também a farinha de osso quando for plantar sua muda de petúnia. Caso não consiga achar substrato pronto, faça essa a mistura em casa.

Compartilhamos abaixo mistura de substrato caseiro: 

– 1 parte de terra comum;
– ½ parte de terra vegetal;
– ½ parte de húmus de minhoca;
– 1 parte de areia de construção lavada;
– 3 colheres (sopa) de farinha de ossos.

Misture bem, prepare um vaso com camada de drenagem. Use pedras, argila ou isopor picado suficiente para cobrir o fundo. Coloque uma camada fina de areia, só para cobrir as pedras. Depois encha o vaso com a mistura e plante normalmente.

Petúnias a Flor do Verão – Como Plantar e Cuidar

Após trinta dias deve-se fazer uma adubação foliar com NPK 4-14-8, que deve ser dissolvido na água e aplicado com um vaporizador, sempre com o vaso na sombra.  Se desejar pode usar os adubos dissolvidos na água das regas e que deve ser aplicado somente no substrato com a ajuda de um regador. Use sempre a quantidade indicada pelo fabricante.  Depois de mais quinze dias alterne com húmus de minhoca ou farinha de ossos, é só misturar no substrato delicadamente e regar depois. Permaneça alternando sempre adubo orgânico e inorgânico a cada 15 dias, e nunca descuide da adubação. Desta maneira seus vasos ficarão sempre cheios de muitas flores.

Como cuidar  de Petúnias a Flor do Verão

Regar  de 2 a 3 vezes por semana, ou até diariamente no verão. Nunca deixe o solo muito úmido, apenas molhe novamente se o solo estiver quase seco. Faça isto pela manhã ou fim da tarde, não olhe a planta no sol quente.  O cultivo da petúnia não é muito complicado, a planta não tem muitos problemas com as épocas mais frias do ano e é bem flexível quanto a luminosidade. Não se esqueça de manter o solo ligeiramente úmido com irrigações diárias, mas sem encharcar e a planta crescerá bem.  Corte as flores que já murcharam, para estimular nova floração. Para deixar as flores da petúnia bonita por mais tempo é necessário replantá-la no início do próximo verão, para assim remover ramos mortos e arejar a planta.
Petúnias a Flor do Verão – Como Plantar e Cuidar

As petúnias não precisam ser plantadas em grandes vasos, principalmente se for cultivada como pendente. Nesses casos, o ideal é apenas que sejam de plástico que costumam pesar menos. Devem também ter uma boca larga, o que permite colocar mais de uma muda, tornando o vaso mais cheio e florido.  Nas jardineiras  ou vasos pendentes ou com outras plantas, as petúnias darão um lindo efeito ornamental.  Podem ser colocadas em jardineiras ou num peitoril de janela, varanda ou terraço sua beleza chama a atenção e faz muito sucesso.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! Aproveite o verão e planta esta linda flor colorida e cheia de vida! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.