Saúde

Periodontite – Causas, Sintomas e Como Tratar

Periodontite é uma inflamação dos ligamentos e ossos que dão suporte aos dentes ela é uma doença bastante comum e que pode ser prevenida com facilidade e cuidados. É importante fazer a higiene oral uma prioridade escovar os dentes e utilizar o fio dental regularmente. Também é indispensável uma alimentação que mantenha uma dieta que mantenha saudáveis ​​dentes, ossos e gengivas.

Periodontite – Causas, Sintomas e Como Tratar

Causas da Periodontite

A periodontite acontece quando gengivite, que é a inflamação e infecção das gengivas, não é tratada rapidamente. Os quadros infecciosos e inflamatórios passam das gengivas para os ligamentos e ossos que dão suporte aos dentes e quando existe a perda deste suporte os dentes ficam soltos e acabam caindo. A periodontite é a principal causa de perda de dentes em adultos e durante a infância ele não é muito comum aumentando, durante a adolescência.

Periodontite – Causas, Sintomas e Como Tratar

Com o acumulo da placa bacteriana e do tártaro na base dos dentes pode acontecer uma inflamação que causa o desenvolvimento de um bolso entre as gengivas e os dentes. É justamente esta inflamação que com o tempo, acaba causando a destruição dos tecidos e dos ossos que envolvem o dente.

Sintomas da Periodontite

Os primeiros sintomas da periodontite lembram os da gengivite. Quanto mais cedo se busca o tratamento médico, melhores são as chances de reverter danos permanentes da periodontite, como a perda dos dentes. Além disso, pode ajudar a prevenir, também, outros problemas graves de saúde resultantes desta doença.

Compartilhamos abaixo os principais sintomas da periodontite:

-Mau hálito;

-Gengivas com aspecto vermelho vivo ou arroxeado;

-Gengivas com aspecto brilhante;

-Gengivas que sangram com facilidade  principalmente durante a escovação;

-Gengivas sensíveis ao toque, mas que não doem de outra forma;

-Dentes soltos;

-Gengivas inchadas.

Tratamento de Periodontite

As  principais finalidades do tratamento da periodontite são reduzir a inflamação, extinguir os bolsos  caso haja algum e tratar as causas subjacentes. Superfícies ásperas dos dentes ou aparelho odontológico devem ser arrumados se houver suspeita de que estejam facilitando a ocorrência da periodontite. Causas subjacentes à doenças e outros distúrbios possivelmente envolvidos devem ser tratados.

Periodontite – Causas, Sintomas e Como Tratar

É importante fazer a limpeza dos dentes com muita atenção e para isso pode-se usar vários instrumentos ou aparelhos que irão ajudar a remover o acúmulo de placa e tártaro dos dentes. A higiene oral no dia a dia deve ser, meticulosa e após a limpeza dentária profissional para impedir mais destruição. O dentista deve ensinar as melhores técnicas de escovação e o uso correto do fio dental. Aos pacientes com periodontite é recomendado que façam a limpeza dentária profissional mais de duas vezes por ano.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! A higiene bucal é fundamental para a saúde dos dentes! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.