Beleza

Pele Manchada – Causas e Tratamento

pele-manchada

A pele é vulnerável e pode sofrer diversos danos, devido à exposição sem proteção ao sol, poluição, exposição à elementos químicos, entre muitos outros. Dentre todos os problemas de pele, as manchas são um dos mais difíceis de ser tratado e atinge uma grande parte da população. A pele manchada pode ser causada por vários fatores, sendo que cada um tem um tratamento específico. Além disso, há hábitos e maneiras que podem ser adotados para a prevenção do aparecimento dessas temidas manchas. Confira quais as causas e como tratar uma pele manchada.

Causas Pele Manchada

Há vários tipos de manchas na pele, que podem ser amareladas, marrons, brancas, avermelhadas, com ou sem relevo. Os principais tipos são:

Manchas senis: Elas possuem um formato arredondado e tonalidade marrom, podendo ter vários tamanhos. Costumam aparecer em pessoas mais velhas que não cuidaram muito bem da pele. As manchas aparecem após os 40 anos e são mais visíveis em quem tem a pele clara.

Melasma: Essas manchas são causadas pelo excesso e abuso do sol. São manchas parecidas com sardas, com uma coloração castanha e tamanhos variados. Problemas como de hormônios ou genéticos são fatores que contribuem para o aparecimento.

pele-tratar-manchasSardas (melanosa solar): A genética é o principal causador das sardas, principalmente em pessoas de pele muito clara, como ruivos e loiros naturais. Também pode ser efeito cumulativo dos raios solares, surgindo manchas no rosto, ombros em colo.

Leucodermia solar: São chamadas também de sardas brancas, causadas pelo excesso de exposição ao sol. Atinge braços e pernas.

Manchas de gravidez: Algumas gestantes tendem a apresentar manchas em tonalidade marrom durante o período dos nove meses. Isso é causado pela alteração dos hormônios e dupla exposição ao sol sem protetor solar.

Fitofotodermatite: São manchas marrons que possuem o fundo avermelhado e surgem na pele depois do contato com frutas cítricas, como o limão e laranja, por exemplo. Elas surgem quando o líquido ácido da fruta entra em contato com a pele e a pessoa se expõe ao sol, sendo uma espécie de queimadura.

Dermatite de Contato:  São manchas por contato de algum produto ou alimento, tendo cor marrom e formatos diversos.

Tratamento

tratamento-laser-pele-manchada

A maioria das manchas podem ser prevenidas com o uso constante do protetor solar e evitando o excesso de raios solares. Já para os tratamentos, existem alguns que podem ser feitos em casa ou em clínicas de estética especializadas. São eles:

Luz Intensa Pulsada: É um tipo de tratamento a laser, indicado no caso de manchas senis, melasmas, sardas, e manchas de gravidez.

Laser Fraxel: Também é um tratamento feito em clínicas especializadas, indicado para leucodermia solar.

Cremes: A dermatite de contato e a fitofotodermatite podem ser tratadas com cremes ou gel indicados por um médico e utilizado em casa. Para as manchas de gravidez, o tratamento deve ser iniciado após o período de amamentação.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você.
Gostou da matéria? Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email
Últimas Pesquisas:
  • fitofotodermatite

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.