Saúde e Beleza

Peixe Salmão – Benefícios e Como Escolher

Peixe Salmão é uma espécie de peixe que é encontrada tanto em água doce nos rios. Ou também nas águas salgada em mares. O nome científico da família do Salmão é Oncorhynchus. Existem algumas variedades como o Salmão cereja ou Salmão rosa e Salmão Rei. O salmão é conhecido e muito popular por ser uma boa fonte de proteínas. Elas são facilmente digeríveis (aminoácidos) e ácidos graxos como ômega-3 na forma de triglicérides

Peixe Salmão – Benefícios e Como Escolher

Benefícios do Peixe Salmão

Ainda tem vitaminas, como a Vitamina D, Vitamina A e alguns membros da família da vitamina B. Ele também contém minerais como o Selênio, Zinco, Fósforo, Cálcio e Ferro.

Peixe Salmão – Benefícios e Como Escolher

Compartilhamos abaixo alguns benefícios do peixe salmão:

Por possuir o triptofano ele é um relaxante natural. Alguns estudos comprovaram que o peixe salmão tende a aumentar a sonolência. Assim consegue diminuir o tempo em que a pessoa precisa para cair no sono.

Ao se alimentar de salmão durante a gravidez pode ajudar no desenvolvimento do cérebro dos bebês, comprovou algumas pesquisas. Justamente por causa dos altos níveis de ácido docosa-hexaenoico. Esse ácido é muito importante para a construção da estrutura do sistema nervoso e também da retina. O alimento pode evitar também a TDHA (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) em crianças.

O salmão é conhecido por ajudar no tratamento de algumas doenças inflamatórias, devido ao seu alto grau de proteínas. Uma em especial, chamada calcitonina, que aumenta e regula a produção de colágeno na cartilagem e nos ossos do ser humano, que além de tudo também melhora a força dos ossos.

O salmão é um aliado da fertilidade porque diminui os riscos da endometriose, que é uma doença em que há uma localização anormal do endométrio, dificultando assim as chances de engravidar. Além da infertilidade, a doença também costuma causar fortes dores na região do útero.

Ele Reduz riscos de doenças psicológicas e segundo estudos o seu consumo ajuda a diminuir doenças como depressão por causa do Omega-3 e aos ácidos graxos presentes nele. Ajudam a reduzir os sintomas de hostilidade entre os adultos e declínio de capacidade de raciocínio nos idosos.

Melhora a saúde do coração já que a gordura presente no salmão possuem benefícios cardiovasculares para o corpo humano. Estudos indicam que o consumo de peixe durante três vezes na semana, pode proteger o organismo de ataques cardíacos, AVCs, arritmia e de pressão alta.

O salmão ajuda na cura da degeneração macular que é uma doença que atinge os olhos e que pode levar a perda de visão em um curto espaço de tempo. O salmão diminui o risco da doença. Pesquisas apontam também que comer entre duas e quatro porções por semana pode também diminuir os sinais da síndrome do olho seco.

Aumenta níveis de atenção e memória sendo indispensável para desenvolvimento do cérebro.  O Omega-3, presente no salmão, aumenta a produção de glóbulos vermelhos e ajuda nos níveis de atenção e memória.

Ele Controla os níveis de insulina  o ômega-3 e a vitamina D permitem que os níveis de insulina sejam controlados no corpo. Desse modo, a absorção de açúcar se torna mais fácil e os níveis  no sangue tendem a cair.

Protege contra o câncer com altos níveis de vitamina D, o salmão é um dos alimentos que ajudam na prevenção do aparecimento de tumores malignos. Principalmente os cânceres de mama, próstata e color retal. O ômega-3 também está ligado com a diminuição do risco de cânceres relacionados às células do sangue, como a leucemia mieloma múltiplo e linfomas.

Como Escolher Peixe Salmão

O peixe é um aliado bastante eficaz na prevenção de doenças cardiovasculares e até mesmo de alguns tipos de câncer. Estudos realizados pela Associação Americana do Coração indicam que o seu consumo pode reduzir o risco de um indivíduo sofrer um ataque cardíaco em até 80%.

Peixe Salmão – Benefícios e Como Escolher

Em relação às suas qualidades gastronômicas, em sua versão cozida, o salmão pode liberar um aroma não muito agradável, por isso, a dica é a sua versão “gravlax”. Esfregue o sal, age sobre a proteína da carne e resultar em uma reação química que puxa para fora o líquido dessa substância. Uma boa dica é o uso de um peso em cima da peça, com uma peneira ou um recipiente vazado por baixo, para eliminar esse líquido. Assim, somente o melhor dele será aproveitado.

Apesar de ter uma carne alaranjada, o salmão é um peixe branco. Essa pigmentação diferente se dá devido à substância astaxantina, um carotenóide, parecido ao caroteno. É responsável também pela coloração vermelha dos tomates, pimentas, beterrabas e cenouras.

Esse pigmento vermelho é conseguido pela alimentação: as algas e os organismos unicelulares são ingeridos pelos camarões, que armazenam a substância no músculo ou na casca. Quando os camarões são ingeridos pelo salmão, eles também acumulam o pigmento nos seus tecidos adiposos, por não conseguirem se livrar da substância.

Conhecer a procedência observar alguns detalhes faz a diferença na hora da compra.

Numa fria Se não optar pelo salmão congelado em postas, o peixe fresco precisa estar completamente envolto em gelo na feira ou no mercado.Cheiro de mar é ideal sentir o aroma de maresia. Se o cheiro tiver notas de amoníaco, por exemplo, há grandes chances de o peixe estar se deteriorando.

Carne tenra asso, quando andar o melhor é que as marcas dos dedos não se mantenham por muito tempo. As escamas devem ser reluzentes e bem coladas à pele.

Cor viva pode se perceber nas  guelras estão vermelhas e úmidas. Esse órgão, que é parte do aparelho respiratório do peixe, denuncia se ele passou do ponto.

Brilho no olhar os olhos devem estar transparentes, brilhantes e salientes, ocupando bem as órbitas. Quando murchos e fundos, indicam decomposição.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! O peixe perfeito para toda família.! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.