Passa anel e brincadeiras para crianças têm suas origens em povos como os índios, branco e negro, até mesmo do longínquo Oriente. Muitas brincadeiras tradicionais têm sido esquecidas e por causa de um mundo industrializado e informatizado já não tem o mesmo espaço nas preferencias das crianças. Ainda assim conseguimos encontrar aqui e ali algumas crianças que ainda brincam de peteca, amarelinha, ciranda, empinando pipas todas essas brincadeiras tem grande valor cultural e fazem parte do nosso folclore.
Como Ensinar Para Crianças Passa Anel e Brincadeiras
A brincadeira é um exercício físico completo e através delas podemos agregar valores e virtudes a vida de nossas crianças. Nos dias de hoje não se da o devido valor as brincadeiras e elas já estão se extinguindo quando para uma criança brincar devia ser o momento mais importante. É através da brincadeira que as crianças desenvolvem o sentido de socialização mantendo contato com o mundo e adquirindo conhecimento sobre si mesma e tudo o mais que esta ao seu redor. Abaixo compartilhamos algumas brincadeiras de crianças, simples de se ensinar e que com certeza trará para todos momentos de muita descontração e alegria.
Passa Anel: Uma brincadeira que exigira dos participantes criatividade e atenção sem que precise ter qualquer esforço físico e a única coisa que se precisa é de um anel. Nos Estados Unidos esta brincadeira é conhecida como The Button Game ou jogo de botão. As crianças americanas cantam assim Button, Button, who’s got the button? Que em português quer dizer Botão, Botão, Botão, quem tem o botão? Uma boa dica caso não tenha o anel use uma pedrinha ou um botão tá valendo para poder fazer a brincadeira.
A brincadeira é muito simples e divertida, é assim:
– Uma criança deve ser escolhida para começar a passar o anel.
– O resto do grupo forma uma fila, ou roda, e todos ficam com as mãos unidas e entreabertas, como uma concha fechada.
– A criança que esta com o anel também posiciona as mãos dessa maneira, mas com o anel dentro. Ela deve passar as mãos dela por dentro das mãos de cada criança da fila.
– Em um determinado momento quem tem o anel escolhe alguém e deixa o anel cair nas mãos dela sem que o resto do grupo perceba. Quem tem o anel determina o momento de passar.
– Depois disso, quem passou o anel escolherá outro participante e este deve adivinhar onde o anel está. Se ele acertar será a vez dele passar o anel. Se errar deve sair da roda.
Agora é só começar a brincadeira, um anel também pode virar diversão!
Corre Cotia: É uma brincadeira igual ao pega-pega só que em forma de ciranda e as crianças gostam muito. Podem brincar até as crianças menores com três ou quatro anos. Vai ser necessário um pedaço de pano e ai a brincadeira é assim:
– As crianças formam uma roda e sentam no chão, menos uma.
– A criança que sobrou corre pelo lado de fora da roda com o lenço na mão, ao ritmo da ciranda cantada pelas crianças da roda:
“Corre cotia
Na casa da tia
Corre cipó
Na casa da avó
Lencinho na mão
Caiu no chão
Moça(o) bonita(o) do meu coração
Criança: Posso jogar?
Roda: Pode!
Criança: Ninguém vai olhar?
Roda: Não!”
– Neste momento, as crianças da roda abaixam a cabeça e tapam os olhos com as mãos. – A criança que está fora da roda deixa cair o lencinho atrás de alguma outra que esteja sentada. Quando esta perceber, começa o pega-pega entre as duas. Quem está com o lenço é o pegador. O lugar vazio da roda é o pique.
– Quem perder, fica fora da roda (ou dentro) e a brincadeira recomeça.
O corre cotia é uma brincadeira clássica que a maioria das pessoas conhece ou um dia também brincou. Existem algumas variações da letra da ciranda, mas sempre uma mais bonita que a outra. “ Corre cotia, de noite e de dia. Debaixo da cama, da sua tia…”
Pular Elástico: Uma brincadeira muito gostosa e a criançada se divertem durante muito tempo. Para brincar é necessário um elástico de mais ou menos dois metros e com as pontas unidas por um nó. No mínimo três crianças participaram da disputa. Duas deverão prender o elástico enquanto as outras devem saltar o elástico na seguinte sequência:
– O participante salta o elástico, que no início do jogo é preso na altura dos calcanhares dos dois participantes, sempre batendo com os pés ao mesmo tempo e cumprindo a seguinte série de saltos: – para dentro do elástico esticado; – sob o elástico; – afastando um quarto de voltas, cruzando o elástico na altura dos seus próprios calcanhares e saltando para fora do elástico;
– Cavalgada: Repete a série acima, só que agora a batida dos pés sobre o elástico deve ser alternada, primeiro um pé, e após um pequeno intervalo de tempo o outro;
– Num pé só ( saci): Repete a série acima, de olhos fechados.
– Ceguinho: a mesma série, com os olhos fechados. Após essa sequência, o elástico agora passa da altura dos calcanhares à dos joelhos e cintura, até chegar a altura das axilas.
O vencedor será aquele que conseguir chegar ao final de todas as dificuldades e as competidoras que forem errando devem ser substituídas pelas outras crianças que estiverem mantendo o elástico esticado.
Caso não tenha com quem brincar pode improvisar amarrando o elástico em duas cadeiras uma em frente em uma distancia que deixe o elástico totalmente esticado.
Amarelinha: As crianças menores adoram esta brincadeira que também é conhecida como maré, sapata, avião, academia, macaca, etc. Uma brincadeira tradicional que pode começar apenas com riscos de giz no chão fazendo o formato de uma cruz. Em suas pontas deve ser feito um semi-circulo. Em uma das pontas deve ser escrito céu, lua ou cabeça. Em seguida vem a casa nomeada de inferno ou pescoço, depois a área de descanso chamada de braços ou asas e onde pode se equilibrar usando os dois pés. Por ultimo a área do corpo ou quadrado.
Procuramos trazer sempre o melhor para você. Brincadeiras de crianças para se divertir e manter viva nossa cultura e folclore!!! Gostou da matéria!! Deixe seu comentário.
Comente Via FaceBook
Comentários