Pancreatite é uma inflamação do pâncreas, entretanto não se sabe ao certo qual mecanismo pelo qual tem inicio essa inflamação. O pâncreas é uma glândula que esta localizada atrás do estômago perto do duodeno. Por produzir sucos digestivos e enzimas tem importante papel na digestão dos alimentos e metabolismo dos nutrientes. Essa glândula ainda é responsável por produzir insulina e glucagon, hormônios que controlam os níveis de glicose no sangue.
O Que é Pancreatite e Causas
Pancreatite é uma inflamação do pâncreas que pode ocorrer de forma aguda ou crônica. Quando o caso é mais leve ele pode desaparecer sem tratamento, mas em casos mais graves podem acontecer complicações com risco de vida. A Pancreatite aguda acontece de maneira muito repentina. A inflamação geralmente desaparece dentro de poucos dias, logo que o tratamento se inicia. De acordo como DATASUS, no Brasil são registrados aproximadamente de 5,9 casos a cada 100 mil habitantes todos os anos. Os cálculos biliares são a causa mais comum da pancreatite aguda. O cálculo biliar é uma massa pequena e sólida que se forma a partir de bile na vesícula. O pâncreas e a vesícula biliar se ligam pelo ducto biliar, onde a bile e outras enzimas digestivas passam enquanto acontece a digestão. Os cálculos podem criar inflamação do ducto biliar e no pâncreas. O alcoolismo também contribui para a pancreatite aguda.
Pancreatite crônica é aquela em que a inflamação se repete. Aqueles que sofrem de pancreatite crônica podem ter danos permanentes no pâncreas. Sua incidência é estimada entre cinco e dez casos para cada 100mil indivíduos por ano. A inflamação de longa duração acaba por desenvolver um tecido de cicatrização que pode fazer o pâncreas parar de produzir a quantidade normal de enzimas digestivas. Com isso o resultado é a dificuldade de digerir gorduras.
Abaixo compartilhamos sintomas de Pancreatite:
Os sintomas da pancreatite podem ser agudos ou crônicos.
Na forma aguda, os sintomas mais comuns são:
– Dor abdominal intensa e de início abrupto que pode irradiar para as costas. A dor é chamada "dor em barra", pois toda a parte superior do abdome dói.
– Náuseas e vômitos.
– Dificuldade de eliminação das fezes e da urina.
– Icterícia (ou "amarelão") também pode acontecer.
Nas formas crônicas podem ocorrer, além dos sintomas acima:
– Diarreia com eliminação de gordura (fezes que bóiam no vaso e são brilhantes).
– Sinais e sintomas de hiperglicemia (são os sinais e sintomas do diabetes mellitus).
Além de:
– Fezes gordurosas;
– Ansiedade;
– Calafrios;
– Febre;
– Pele viscosa;
– Transpiração;
– Fraqueza;
– Perda de peso.
Como Tratar Pancreatite
Na pancreatite aguda, o tratamento requer internação hospitalar para que o paciente fique em jejum e receba hidratação com soro na veia. Por não haver nenhuma medicação específica capaz de desinflamar o pâncreas, é preciso deixá-lo em repouso até que a inflamação regrida, o que normalmente acontece. Existe casos em que a inflamação pode piorar, lesionando, além do pâncreas, órgãos como fígado e pulmões. Isso faz com que os doentes entrem em choque e devam ser levados para a unidade de terapia intensiva (UTI). Em outros casos podem ocorrer infecção e necrose da glândula, e através de cirurgia retira-se a parte necrosada.
O tratamento da pancreatite crônica é clínico e deve ser feito a partir de repouso, e de uma dieta livre de alimentos gordurosos, mas que tenha alimentos ricos em hidratos de carbono. As dores abdominais devem ser controladas com analgésicos receitados pelo médico. Pacientes que tenham diarreia e insuficiência na produção de enzimas podem receber via oral as enzimas digestivas que não conseguem produzir. Os diabéticos devem controlar a alimentação e fazer uso de alguns medicamentos.
Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Pancreatite a inflamação do pâncreas é necessário que se procure um médico para diagnóstico e tratamento! Deixe seu comentário.
Comente Via FaceBook
Comentários