Saúde

Oximetria de Pulso – O Que É e Como Funciona

Oximetria de Pulso é um método não invasivo de monitorar continuamente a saturação de oxigênio da hemoglobina (SpO2 ou SaO2). Se houver uma doença pulmonar o nível de oxigênio sanguíneo pode vir a ser menor do que o normal. É importante saber se e quando isso acontece, porque se o nível de oxigênio é baixo, as células do corpo podem ter dificuldade de trabalhar corretamente.

Oximetria de Pulso - O Que É e Como Funciona

O Que É Oximetria de Pulso

O oxigênio é o que faz seu corpo funcionar e se ele estiver baixo, seu corpo trabalha mal. Ter um nível muito baixo de oxigênio sanguíneo pode sobrecarregar o coração e o cérebro. Embora a oximetria de pulso não substitua a medição da gasometria arterial, ela constitui um instrumento efetivo para monitorar alterações sutis ou súbitas na saturação de oxigênio. O oxímetro pode ajudar a avaliar quanto de oxigênio é necessário e quando. Por exemplo, existem pessoas que  precisam mais de oxigênio enquanto dormem do que quando estão acordadas. Outras precisam mais de oxigênio durante atividades do que quando em repouso.

Oximetria de Pulso - O Que É e Como Funciona

A maioria das pessoas precisa de um nível de saturação de no mínimo oitenta e nove por cento para manter suas células saudáveis. Acredita-se que um nível menor do que esse por um curto período de tempo não cause danos, mas se as células podem sofrer danos se os baixos níveis de oxigênio ocorrerem frequentemente.

Como Funciona Oximetria de Pulso

O aparelho oxímetro de pulso vem como uma pequena unidade a ser colocada no dedo, ou um pequeno dispositivo portátil que conectado a um fio pode ser fixado ou adaptado ao seu dedo ou lóbulo da orelha. Existem aparelhos menores  que são mais baratos e práticos para serem usados em casa. O aparelho oximetro é usado para fazer teste em bebês logo que nascem para o coração é chamado de teste do coraçãozinho.

Oximetria de Pulso.

Feixes de luz do dispositivo passam através do sangue do dedo, ou lóbulo da orelha  para medir o oxigênio. Este processo é indolor e os feixes de luz são “lidos” para calcular a porcentagem do transporte de oxigênio. Esta técnica também proporciona a leitura da sua frequência cardíaca. Para saber se o oxímetro está informando corretamente a leitura, conte seu pulso por um minuto e compare com o número obtido pelo oxímetro. Se eles são semelhantes, então é um bom sinal.

Abaixo compartilhamos quando a oximetria do pulso é indicada:

Quando o oxigênio é prescrito pela primeira vez. Isso ajuda o médico a acompanhar seus níveis de saturação de oxigênio e saber como eles comportam durante suas atividades diárias, em casa.

Oximetria de Pulso

Durante ou imediatamente após exercícios físicos. O corpo precisa de mais oxigênio quando se está em movimento. A sua saturação de oxigênio pode ser checada durante a atividade para ver se esta com baixo oxigênio o que não acontece no repouso. Seu médico decidirá que deve fazer caso tenha problemas durante os exercícios.

Quando você estiver voando ou viajando a altas altitudes, para saber se seu oxigênio suplementar precisa ser aumentado durante essas situações.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Ajuda a medir a oxigenação do sangue e é muito importante ter este dado em certas circunstancias! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.