Saúde

Overdose de Cafeína – Sintomas

Overdose de Cafeína  causada pelo consumo excessivo de cafeína. A cafeína esta presente em bebidas energéticas, em suplementos de academia, remédio, nos chá verde, mate e preto e nos refrigerantes do tipo cola, por exemplo. Existe um dose máxima de cafeína recomendada por dia que é de 400 mg, o equivalente a beber cerca de 600 ml de café por dia. Mas, é necessário ter o cuidado de somar também a ingestão dos outros produtos contendo cafeína

Overdose de Cafeína - Sintomas

Sintomas de Overdose de Cafeína

Embora a cafeína possa parecer inofensiva ela é um  estimulante do sistema nervoso central. Sendo assim, interfere na forma como o cérebro e o corpo trabalham. Por esta substância não se estar presente apenas no café, mas também em alguns alimentos, refrigerantes, chás, chocolate, suplementos alimentares ou remédios pode acontecer o seu consumo em excesso e até a overdose.

Overdose de Cafeína - Sintomas

Compartilhamos abaixo alguns e sintomas que indicam um consumo excessivo de cafeína:

-Irritabilidade;

-Dor de estômago;

-Tremores leves;

-Insônia;

-Nervosismo e inquietação;

-Ansiedade.

Quando existem estes sintomas e não existem outras possíveis razões que justifiquem o seu surgimento, é sinal de que o consumo de café ou de produtos contendo cafeína pode estar exagerado. Neste caso deve-se interromper imediatamente o seu consumo.

Overdose de Cafeína - Sintomas

A tolerância à cafeína pode variar de acordo com a idade, o tamanho e o peso do indivíduo. E também com o quanto cada pessoa já está habituada de tomar de café diariamente. Mas, alguns estudos revelaram que uma dose de 5 gramas de cafeína pode ser fatal, o que é equivalente a consumir 22 litros de café ou 2 colheres e meia de chá de cafeína pura.

Compartilhamos abaixo alguns sintomas nos casos mais graves, o excesso de cafeína:: 

-Aumentos dos batimentos cardíacos;

-Delírio e alucinações;

-Tontura;

-Diarreia;

-Convulsões;

-Febre e sedo excessiva;

-Dificuldade para respirar;

-Dor no peito;

-Movimentos incontroláveis dos músculos.

Se perceber estes tipos de sintomas é recomendado que vá para hospital ou pronto socorro, pois é necessária assistência médica. Em casos mais graves pode ser necessário internamento médico e, dependendo da gravidade dos sintomas, o tratamento pode incluir a realização de lavagem gástrica, a ingestão de carvão ativado e a administração de remédios que ajudem no controle dos sintomas.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? A consumir alimentos com cafeína é importante ter alguns cuidados! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.