Diversos

Ouriço Hedgehog – Cuidados

Ouriço Hedgehog são naturais da Europa, mas existe em outros lugares, como Estados Unidos, Ásia, África e Nova Zelândia. Eles se tornaram a nova mania como animais de estimação e por ser uma espécie nova no Brasil o ouriço Hedgehog não é registrada no Ibama. O personagem Sonic foi inspirado no ouriço Hedgehog conhecido também como porco-espinho e é o único bicho de estimação coberto de espinhos, mas ele não causa machucado quando é manuseado com cuidado e atenção.

Ouriço Hedgehog - Cuidados

Cuidados Com o Ouriço Hedgehog  

O animal não oferece nenhum tipo de risco para a saúde ou meio ambiente. O ouriço tem hábitos noturnos e são solitários por terem um cardápio incomum possuem imunidade às toxinas presentes em alguns de seus alimentos, por exemplo, os aracnídeos. Se adaptam muito bem em cativeiro e, quando bem tratados, aprendem a usar a caixa de areia e podem viver soltos dentro das casa e/ou em seus quintais, além de serem bem dóceis.

Ouriço Hedgehog - Cuidados

Os cuidados com o animal exigem atenção constante sendo preciso limpar diariamente suas fezes e urina, dar banho e secar muito bem com secador frio e, principalmente, dar muito carinho para que eles não fiquem muito ariscos. Mesmo sendo domesticáveis os ouriços, possuem um método de defesa bem semelhante aos tatus-bolas, quando ameaçados, eles se curvam e ficam parecendo uma bolinha de espinhos. Mas, esses espinhos não se soltam e nem são duros o suficiente para furar a pele, mas incomodam predadores, pois pinicam.

Ouriço Hedgehog - Cuidados

É possível encontrar os ouriços Hedgehog à venda em diversas páginas on-line, mas o comércio desses animais é proibido no Brasil, por se tratar de uma espécie exótica e que se adapta facilmente ao clima do país e se forem soltos ou fugirem podem acarretar problemas à nossa fauna.  A comercialização ou importação de ouriços africanos é proibida, atualmente, por força da Portaria IBAMA 102, de 15 de julho de 1998. Portanto os órgãos ambientais competentes não emitem autorizações para criadouros comerciais destas espécies nem o IBAMA emite licenças para a importação destes animais segundo o site http://www.ambiente.sp.gov.br.

Compartilhamos abaixo vídeo sobre o Ouriço Hedgehog:

https://youtu.be/K1Gkefh2aZI

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! O ouriço que tem chamado a atenção de muitos e preferência como animal de estimação! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.