Saúde e Beleza

Otoplastia ou Orelha de Abano – Cirurgia Plástica e Onde Fazer

Otoplastia ou Orelha de Abano  este tipo de deformidade não causa maiores problemas, mas afeta a auto estima. Também pode ser a causa de bullying principalmente para os adolescentes e crianças. Otoplastia é toda cirurgia plástica feita nas orelhas com a finalidade de melhorar sua forma, posição ou proporção.

Otoplastia ou Orelha de Abano - Cirurgia Plástica e Onde Fazer

Cirurgia Plástica de Otoplastia ou Orelha de Abano

E a maioria dos casos ela é feita para corrigir a orelha de abano. Existe, porem, outras técnicas de otoplastia para correções de defeitos congênitos  como as malformações, como a ausência de parte da orelha desde o nascimento ou que seja adquiridos como os resultantes de traumas locais, por exemplo.

Otoplastia ou Orelha de Abano - Cirurgia Plástica e Onde Fazer

A técnica operatória escolhida vai depender objetivo da plástica. O mais provável é que haja remoção ou raspagem de cartilagem. Os pontos podem ser dados atrás da orelha ou em vincos já existentes da estrutura. Normalmente este tipo de cirurgia de orelha é feita com anestesia geral ou anestesia local e sedação. Ela pode ser feita em centro cirúrgico de hospitais ou clínicas habilitadas. Devem ser feitos os  exames prévios, jejum e suspender medicamentos anticoagulantes, como aspirina, seguindo o que o médico indicar no pré-operatório.

A duração da otoplastia costuma ser de uma a duas horas, podendo se estender em casos mais complexos, como nas malformações congênitas. A recuperação normalmente é rápida e com pouca dor. O resultado é percebido desde os primeiros dias, havendo edema (inchaço) da área operada, que costuma melhorar 90% ou mais nas primeiras duas semanas.

Onde Fazer Otoplastia ou Orelha de Abano

O projeto Orelhinhas, do Instituto Orelhinhas, é uma iniciativa que torna o procedimento mais acessível para quem não tem condições de pagá-lo. Neste caso ele  auxilia boa parte da operação e parcela o restante. A associação realiza periodicamente mutirões em diferentes cidades brasileiras e possui um site para credenciamento para acessar basta copiar e colar o link a seguir em seu navegador: ( https://www.projetoorelhinha.com.br/).

Otoplastia ou Orelha de Abano - Cirurgia Plástica e Onde Fazer

Existe a possibilidade de conseguir uma cirurgia plástica pelo SUS. Para isso, é necessário comprovar que o indivíduo está sofrendo prejuízos a seu bem-estar por causa da deformidade. No caso da orelha proeminente, por exemplo, é preciso passar por consulta com médico. E também a assistente social e outros profissionais do setor público que comprovem o prejuízo psicológico oriundo do aspecto estético.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? A orelha de abano causa na maioria das vezes o bullying que é muito prejudicial a auto estima! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.