Saúde

Osteoporose – Como Se Adquire e Como Prevenir

osteoporose-doençaCom o passar dos anos, conforme uma pessoa vai envelhecendo, alguns problemas de saúde podem aparecer, pois com a idade o organismo tende a ficar mais lento, não trabalhando da forma adequada e a saúde fica mais frágil. A osteoporose é um desses problemas muito comuns em pessoas com mais idade, ou seja, os idosos. Essa doença afeta a estrutura óssea e precisa de cuidados para que não prejudique a vida do paciente. Confira todas as informações sobre osteoporose.

Como Se Adquire Osteoporose

Os ossos são responsáveis não só pela sustentação do corpo, como também é uma poderosa fonte de cálcio, um nutriente responsável pela execução de várias funções, como força muscular ou batimentos cardíacos. Assim como acontece com as células de todo o organismo, a estrutura óssea também está em constante renovação e remodelação. No entanto, com o envelhecimento e consequentemente diminuição dos hormônios, os ossos ficam mais facilmente desgastados, o que pode resultar na osteoporose.
Ou seja, essa doença se caracteriza por uma significativa diminuição da massa óssea, desenvolvendo ossos ocos, finos, sensíveis e frágeis, que estão sujeitos a fraturas. Quando uma pessoa portadora de osteoporose sofre uma fratura, a recuperação é muito lenta ou nula.
Não há sintomas da doença, pois ela é do tipo que se desenvolve silenciosamente. Por isso, é necessário que sejam feitos exames para detectar a doença e para que as fraturas possam ser prevenidas. 
A maioria das pessoas atingidas por esse problema são mulheres, pois segundo estatísticas, apenas um homem a cada quatro mulheres são atingidos. Isso acontece porque o hormônio feminino chamado estrogênio (que também está presente nos homens, mas em menor quantidade) tem seus níveis diminuídos de forma brusca após a menopausa. Como ele auxilia no equilíbrio entre ganho e perda de massa óssea, quanto há uma diminuição na produção do mesmo, os ossos sofrem um processo chamado descalcificação, tornando-se assim, mais frágeis.

osteoporose


Alguns fatores que podem levar à doença são: histórico familiar, deficiência na produção de hormônios, medicamentos à base de cortisona, heparina ou de tratamento de epilepsia, alimentação deficiente em cálcio e vitamina D, baixa exposição à luz do sol, repouso ou imobilização por longos períodos, sedentarismo, consumo de álcool ou tabaco, alguns tipos de câncer, doenças reumatológicas, doenças endócrinas ou hepáticas. Pessoas de pele branca, baixas, magras, asiáticos e mulheres são mais suscetíveis a desenvolver a osteoporose.
O tratamento é feito de acordo com a intensidade, com o fator causador da condição, diminuição da dor, entre outros métodos. Cada paciente é tratado de uma forma diferenciada, dependendo do seu quadro e do grau da doença.

prevenir-osteoporoseComo Prevenir

As medidas de prevenção contra a osteoporose devem ser tomadas desde a infância, pois assim garantirá a formação da maior massa óssea possível. Para isso, é essencial a ingestão de cálcio, tomar sol, praticar exercícios e consumir alimentos que sejam ricos em vitaminas D. Essas regras simples deve ser mantidas durante a vida toda.

Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email
Últimas Pesquisas:
  • Como Se Adquire a Osteoporose
  • osteoporose como se adquire
  • Como se adquire osteoporose
  • Como se adquire

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.