Saúde

Osteopenia – O que é – Como Tratar

A osteopenia é um  inicio da perca da massa óssea. È a precursora da osteoporose e se caracteriza quando existe uma perca óssea entre 10 %  a  25% da massa óssea.

O sinal de alerta é quando ocorrem fraturas constantemente porque ela não tem sintomas e não se sente dor, neste caso deve-se procurar um ortopedista rapidamente e proceder ao exame de densiometria óssea ou a tomografia computadorizada.

Nas mulheres com mais de 45 anos e com predileção por mulheres da raça branca a osteopenia é mais comum, porque existe uma grande baixa da produção hormonal feminino o estrógeno que tem por função a proteção dos ossos.

Osteopenia -

Osteopenia  O que é – Como  Tratar

A osteopenia ocorre devido a vários fatores entre eles destacam-se:

Desnutrição.

Idade avançada.

Exposição demasiada ao sol.

O vicio do fumo.

Consumir o álcool em demasia.

Menopausa, amenorreia ou menstruação tardia.

Situações constatadas na família.

Diabetes.

Falta de vitamina C

Insuficiência renal.

Tratamento para osteopenia e preventivo para Osteoporose:

Sessões de fisioterapias são fundamentais porque fortalece a musculatura e articulações ajudando assim na coordenação motora e noprevenção-osteopenia equilíbrio. Devem ser efetuadas 2 ou 3 vezes por semana e podem ser feitas com a ajuda de aparelhos fisioterápicos para agilizar o tratamento.

Mas deve-se ter a atenção de que os exercícios necessitam ser oferecidos de forma a causar o mínimo risco possível de quedas e ferimentos tendo em vista a fragilidade dos ossos.

Para o tratamento masculino é indicado que se tome cálcio e vitamina D e em alguns casos o médico pode receitar medicamento como o bisfosfonatos (Alendronato) ou Teriparatida.

O uso de testosterona pode ser indicado para homens que tenham hipogonadismo já que este problema é um dos fatores de risco da osteoporose e pode ser controlado.

Há um risco maior para quem tem uma vida sedentária então mudanças de hábitos também ajudam a combater a perda óssea devem-se abandonar o vicio do fumo, diminuir muito a ingestão de bebidas alcoólicas, evitar bebidas que contenham cafeína como chocolate, café, bebidas energéticas, alguns tipos de chá.

Pode-se também administrar alguns suplementos que incluem o Cálcio e Vitamina D. E recomendada a ingestão de aproximadamente 1.500 mg de cálcio ao dia administrada com a vitamina D em suplemento ou dieta. É aconselhável também que se tome um pouco de sol fazendo uma boa caminhada diariamente.

Remédio Caseiro:

A dica é um chá de cavalinha considerado um remineralizante que fortalece os ossos protegendo-os de fraturas e serve como preventivo a osteoporose podendo ser tomado diariamente por idosos.

Ingredientes:

2 colheres de folhas secas de cavalinha.

1 litro de água.

Como preparar:

Coloque os ingredientes na panela e deixe ferver por uns minutos. Espere amornar e coe para beber.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você.

Gostou da matéria?

Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.