Orelha do Cão Machucada – Como Cuidar
Orelha do Cão Machucada por causa do grande fluxo de sangue na região da orelha, qualquer machucado que aconteça costuma sangrar muito. Se o ferimento não for tratado corretamente, pode fazer com que o tecido inche formando um edema nesta área. Primeiro é necessário manter o cão calmo para isso enquanto faz o procedimento dê pedaços de petisco para ele e vá conversando bem calmamente com ele.
Como Cuidar de Orelha do Cão Machucada
Comece os cuidados cortando o pelo caso o seu cachorro tenha as orelhas muito peludas deixando o local do ferimento exposto. Isto ajudara a limpar e tratar mais facilmente o machucado. Para isso utilize uma tesoura de pontas arredondadas ou um tosador elétrico o que é a opção mais segura. Cuidado para não cortar a pele do animal. Se a pele estiver aberta por causa do ferimento preencha o local com um lubrificante solúvel em água. Depois de cortado molhe toda a área com água morna.
Se o ferimento tiver sido feito por outro animal lave bem a orelha do cão com um sabonete suave e água e em seguida seque suavemente. Não fique assustado se houver muito sangramento. Isto é normal em ferimentos nesta região. Utilize gaze esterilizada ou um pano bem limpo pressionando em cima do machucado. O sangramento normalmente para em menos de cinco minutos. Mantenha o cachorro calmo durante o procedimento continue a oferecer petiscos e conversar com ele calmamente.
Por ultimo coloque um curativo na orelha do cachorro, embora algumas vezes é inútil pois o cachorro logo ira tentar tirar o curativo. A melhor opção é prender as duas orelhas no alto da cabeça do cachorro e assim evitar que o machucado se abra se o animal balançar a cabeça. Para isso utilize uma gaze ou um pequeno curativo adesivo cobrindo completamente o ferimento. Dobre a orelha para cima, sobre o alto da cabeça e em seguida dobre a outra orelha sobre a primeira, para que as duas fiquem como um boné. Mantenha as orelhas no lugar passando uma gaze em rolo ou uma toalha em torno da cabeça e pescoço, prendendo com esparadrapo. Se o sangramento não parar depois de vinte minutos procure imediatamente atendimento veterinário, pois pode ser que alguma artéria tenha se rompido. Continue pressionando o ferimento com uma gaze ou pedaço de pano limpo até que o animal seja atendido no consultório.
Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! Se o seu cãozinho se machucar preste o socorro necessário! Deixe seu comentário.
Seja o primeiro a comentar!