Saúde

Ondas de Calor – Perigos e Como Prevenir

Ondas de calor fazem parte dos dias de verão e muitos gostam desta época de altas temperaturas para se divertir na praia, piscina e tudo que um dia lindo de sol pode proporcionar. Mas o calor quando em excesso causam grande desconforto mesmo para aqueles que gostam e preferem esta estação do ano.

Ondas de Calor - Perigos e Como Prevenir

Perigos e Como Prevenir das Ondas de Calor

Temperaturas muito altas podem aumentar o risco de morte precoce por doenças cardiovasculares, além de poder causar infarto e derrame, a exposição ao calor extremo é capaz de alterar a pressão arterial, a espessura do sangue, as taxas de colesterol e a frequência cardíaca. Portanto alguns cuidados devem ser observados nos dias de ondas de calor com suas temperaturas elevadas.

Abaixo compartilhamos alguns perigos das ondas de calor e como prevenir:

Desidratação: nos dias muito quentes, transpiramos mais e por isso o corpo precisa de mais água. A falta de água no organismo pode causar dores de cabeça, desorientação, deixar a pele ressecada, causar redução na produção de urina e até aumentar infecções.  Os idosos e as crianças esquecem  que devem beber água e é necessário estar sempre atento a eles. Beber água é o melhor remédio contra os problemas do calor. Se a urina estiver clara significa boa hidratação e eliminar o sódio da alimentação é uma excelente opção.

Ondas de Calor - Perigos e Como Prevenir

Mosquito: o Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus é o mais preocupante e com a chegada das altas temperaturas e aumento da umidade o mosquito também aproveita para aumentar sua população. É necessário trabalho constante para eliminar os focos de água parada e o lixo acumulado em casa e dos vizinhos. Existem no mercado os repelentes caseiros com citronela e alfazema também são perfeitos para espantar os pernilongos.

Ondas de Calor - Perigos e Como Prevenir

Inchaço nas pernas e pés: provocam dores e formigamento e é preciso repousar as pernas elevando-as, aumentar as caminhadas abandonando ao sedentarismo, diminuir o consumo de sal e aumentar o de líquido, e saber escolher bem os sapatos para usar durante o calor. Isto ajudará a diminuir o inchado das pernas e pés.

Ondas de Calor - Perigos e Como Prevenir

Pressão baixa: o calor intenso gera uma dilatação nos vasos sanguíneos, portanto existe uma disposição para a pressão arterial cair. Quem é mais sensível ao calor costuma ter queda da pressão mais rápida. A queda de pressão causa sensação de moleza, às vezes o escurecimento na vista e uma falta de disposição prolongada e em casos mais fortes pode levar ao desmaio. Procure por  ambientes mais frescos e agradáveis, escolha roupas adequadas aos dias quentes demais e não deixe de se hidratar muito para tornar mínimo todos esses efeitos no corpo.

Ondas de Calor - Perigos e Como Prevenir

Hiperidrose: o suor em excesso quando ocorre por vários dias consecutivos numa onda de calor pode ser muito desagradável para o convívio social. A transpiração das mãos, dos pés e das axilas é acima do normal e costuma se agravar nos dias mais quentes. Para melhorar a situação o ideal é procurar por  ambientes com menos umidade. No trabalho, por exemplo, ligar o ar condicionado pode ajudar bastante. Procure por ajuda de um bom dermatologista ele pode indicar tratamentos com cremes e remédios.

Ondas de Calor - Perigos e Como Prevenir

Pele: sem duvida a pele sofre muito nos dias quentes e prevenir é muito importante. A incidência dos raios UV é cumulativa e o maior fator de risco para o câncer de pele, além de causar o envelhecimento precoce da pele.  Ficar ao sol em excesso durante as férias principalmente na praia pode causar a insolação e as queimaduras atrapalhando todo divertimento. Portanto nunca esqueça de usar o protetor solar que é seu melhor aliado e nunca se esqueça dele.

Ondas de Calor - Perigos e Como Prevenir

Problemas com os pets:  não devemos deixar de cuidar de nossos amiguinhos que também sofrem numa onda de calor. Eles podem ter desidratação e alguns são mais sensíveis ao sol forte.  Para evitar que tenham problemas de saúde evite passear entre às 10h00 e às 16h00, quando o chão está mais quente e pode provocar queimaduras nas patinhas. Escolha uma área com mais árvores, sombras e gramas. Em lojas especializadas existe o protetor solar para animais e aí é só aplicar nas áreas mais sensíveis do seu animalzinho. E nunca deixe de dar água fresca ou gelada para seu bichinho para que ele esteja sempre bem hidratado!

Ondas de Calor - Perigos e Como Prevenir

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! Alguns cuidados previnem os problemas das ondas de calor! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.