Saúde

Olhos Inchados Depois da Festa – Causas e Como Prevenir

Olhos inchados depois das Festas de fim de ano são normais em consultórios. Quem tem olhos inchados fica com aquela aspecto de cansado e envelhecido. As mulheres são as que mais sofrem com bolsas em baixo dos olhos e a famosa olheira. Mas existem formas de evitar os olhos inchados e também prevenir o problema.

olhos-inchados

Causas de Olhos Inchados Depois da Festa

Olhos inchados pode ser decorrência de mudanças metabólicas onde o organismo passa a reter mais liquido e isso pode ser solucionado através de alguns cuidados que restauram o equilíbrio do metabolismo. Pode indicar também alergia principalmente se além do inchaço houver coceira e irritação ocular. Se o desconforto nos olhos vier acompanhado de dores no corpo e articulações pode significar que seja um processo desencadeado por algum tipo de doença autoimune sistêmica.

Principais causas do inchaço nos olhos:

Hormonal: A flutuação hormonal aumenta a chance do organismo da mulher reter mais liquido na pele fina que circula os olhos e isto acontece muito no período pré-menstrual e na gravidez.

Desidratação: Quando causada por ressaca ou por ingerir pouca água, pois desta forma o organismo retém liquido para suprir suas necessidades.

Alergia: A alergia e as doença autoimunes sistêmicas causam processos inflamatórios.

Blefarite: É uma inflamação da pálpebra que acontece por excesso de oleosidade na base dos cílios.

Síndrome do olho seco: Esta síndrome se caracteriza pelo desequilíbrio tanto na qualidade quanto na qualidade de uma das camadas da lágrima que é aquosa, lipídica e proteica.

Conjuntivite: É uma inflamação da conjuntiva que é identificado quando junto com o inchaço o olho apresenta secreção purulenta ou aquosa e geralmente acomete apenas um dos olhos.

Estresse: O estresse acompanhado de falta de sono causado por aumento de produção de adrenalina.

Medicamentos: Os corticoides ou anti-histamínicos provocam retenção de liquido desencadeando assim o problema de inchaço nos olhos.

Genética: A herança genética pode ser uma das causas quando já existem casos na família.  

Como Prevenir Olhos Inchados Depois da Festa

Existem alguns cuidados feitos em casa que podem minimizar o problema de olhos inchados se eles não estiverem vinculados a outros problemas entre eles destacamos:

olhos-inchados-inchados

Água:  Beba muita água no mínimo dois litros ao dia isto ira reidratar seu organismo;

Limpe: Se estiver inflamada a borda da pálpebra limpe com um cotonete umedecido em uma solução indicada para blefarite duas vezes ao dia.

Massagem: Massageie suavemente com as pontas dos dedos do canto externo para o canto interno do olho seja qual for o tipo de inflamação.

Chá: Faça compressa fria de chá de camomila ou água filtrada nos olhos durante vinte minutos;

Mãos: Não toque de maneira nenhuma seus olhos com as mãos antes de lava-las;

Dormir: Procure dormir ao menos oito horas por noite;

Compartilhar: Não compartilhe com ninguém suas fronhas, toalhas, maquiagem ou colírio;

Óculos: Use os óculos com filtro ultravioletas até mesmo nos dias mais nublados a radiação solar irrita os olhos e piora o inchaço.

Para prevenir o problema de inchaço nos olhos é necessário ter cuidado com a alimentação diminuindo a quantidade de sal que é responsável por depositar no cristalino antecipando a catarata. Os alimentos que se encontram processados também devem ser evitados por conter muito sódio e produtos químicos que acabam por formar resíduos químicos difíceis de serem eliminados do organismo. Evitar também carnes vermelhas e frituras e consumir mais frutas com grande quantidade de agua como laranjas, melancia, maçãs etc. que ajudam a eliminar o inchaço dos olhos.

Se os problemas forem insistentes e o inchaço não diminuir procure um oftalmologista.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Trate os olhos inchados !!! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.