Saúde

Óleos – Quais os Tipos e Seus Benefícios

Óleos, conhecendo cada um dos tipos é possível tirar de cada um o seu melhor proveito nas dietas. É um grande engano achar que na cozinha todo óleo é igual o componente primário de que cada um é feito é que vai determinar o seu beneficio para a saúde e como deve ser utilizado.

Existem Óleos e Óleos

Quais os Tipos de Óleos e Seus Benefícios

Ao ir para o supermercado é necessários saber que tipo de óleo se deseja utilizar e os seus benefícios no uso e qual o seu lado ruim. Muitos se enganam ao fazer as compras querendo mudar o óleo de uso diário sem saber perfeitamente quais são as diferenças.

Abaixo compartilhamos uma lista de óleos com seus prós e contras:

Óleo de uva:

Prós:  O óleo de uva é Rico em vitamina E, é um poderoso antioxidante que ajuda revitalizando a pele. É rico também em Omega 6, um ácido graxo com propriedades anti-inflamatórias, muito importantes para a cicatrização de feridas.

Contra: Como é um óleo muito adocicado, não agrada a todos devido o seu paladar.

Melhor maneira de utilizar: Hidratante para o corpo e para pele ajudando na prevenção de estrias e celulites, graças à alta concentração de vitamina E. E pode ser também usado para temperar saladas e até mesmo para frituras porque não forma substância cancerígena em altas temperaturas.

 

Existem Óleos e Óleos uva

Óleo de semente de abóbora:

Prós: O óleo de semente de abóbora é rico em carotenoides, triptofano, e magnésio. É um  poderoso antioxidante e tem efeito de calmante natural e potencializa o nosso sistema imunológico.

Contra: Não deve ser utilizado para frituras, pois é sensível ao calor.

Melhor maneira de utilizar: Para temperar saladas e em preparações culinárias.

Existem Óleos e Óleos abobora

Óleo de oliva:

Prós: O óleo de oliva é rico em ácidos graxos monoinsaturados, como o ácido oleico, que auxilia a diminuir o colesterol ruim e aumentar o bom colesterol. É rico em antioxidantes que não deixam acontecer a oxidação do colesterol e o acúmulo de placas de gorduras nos vasos sanguíneos.

Contra: Ele não pode ser utilizado para frituras apenas em preparações de pratos quentes quando o calor é controlado.

Melhor maneira de utilizar: Este óleo é  recomendado para molhos de saladas e pratos quentes sempre no final do preparo.

Existem Óleos e Óleos oliva

Óleo de canola:

Prós: O óleo de canola contém menor teor de gordura saturada, quando comparado com outros óleos, e é rico em  ômega 3 e ômega 6.

Contra:  A canola cultivada no mundo é geneticamente modificada a fim de que consiga sobreviver ao plantio realizado com o uso de pesticidas nocivos tanto à planta quanto aos seres humanos. Os agrotóxicos ficam armazenados justamente nos lipídeos da planta, ou seja, o óleo que consumimos. Durante o processamento e refinamento, os óleos poli-insaturados dos quais são formados se deformam com a luz, com o calor e com a pressão. Dessa maneira acabam oxidando aumentando os radicais livres em nosso organismo causando o seu envelhecimento precoce. Todo esse processo cria óleos altamente inflamatórios, fazendo com que contribuam para o aumento de doenças degenerativas, do coração e ainda facilitem o ganho de peso.

Melhor maneira de utilizar: Escolha um óleo mais saudável.

Existem Óleos e Óleos canola

Óleo de girassol:

Prós: O óleo de girassol é rico em vitamina E, que ajuda a prevenir doenças como asma, artrite reumatoide e câncer de cólon.
Contra: Rico em ácidos poli-insaturados, que podem reagir com o organismo oxidando e danificando o sangue arterial. O excesso desses ácidos também pode elevar os níveis de pressão arterial, causando distúrbios renais e outras complicações graves. O consumo excessivo pode causar obesidade, dores nas articulações e diabetes.

Melhor maneira de utilizar: Escolha um óleo mais saudável.

Existem Óleos e Óleos girassol

Óleo de linhaça:

Prós: O óleo de linhaça é saboroso e tem uma alta concentração de ácidos graxos ômega 3, dessa forma reduz a inflamação nas articulações, pele e rins. Ele também reduz os níveis de colesterol.

Contra:  Não pode ser aquecido, sendo utilizado somente em preparações a frio.

Melhor maneira de utilizar: Nas saladas.

Existem Óleos e Óleos linhaça

Óleo de abacate:

Prós: O óleo de abacate é rico em beta-sitosterol, gorduras monoinsaturadas, vitamina A e com alto teor de vitamina E, quase o dobro do óleo de semente de uvas. E com todas  essas propriedades nutricionais o óleo ajuda a diminuir os níveis de cortisol, hormônio responsável pela vontade de comer e pelo acúmulo de gordura na região do abdômen.

Contra: Não tem.

Melhor maneira de utilizar: Pode ser consumido puro ou utilizado em diversos pratos, é mais estável em altas temperaturas, podendo ser utilizado em preparações quentes, como refogados e frituras, sem alterar sua estrutura química.

Existem Óleos e Óleos abacate

Óleo de amendoim:

Prós: O óleo de amendoim é rico em vitamina E e Ômega 6, que previnem a formação dos radicais livres, combatem o envelhecimento precoce; o Ômega 6 é um renovador celular. O óleo tem grande quantidade de gorduras monoinsaturadas/insaturadas, que previnem a formação de coágulos nas artérias, protegendo o coração.

Contra:  Seu uso deve ser moderado, se consumido em grandes quantidades, pode perder o efeito.

Melhor maneira de utilizar: Pode ser usado em frituras, já que é mais resistente à oxidação do que os demais óleos e azeites, ele não engrossa e não solta fumaça e nem escurece durante o processo de fritura.

Existem Óleos e Óleos amendoim

Óleo de coco:

Prós: O óleo de coco tem propriedades antiviral, antifúngica e  antibacterianas. Contém triglicerídeos de cadeia média, de fácil absorção, não acumulando na forma de gordura.

Contra: Ele é metabolizado no fígado e quem tem alguma doença hepática deve evitar o consumo excessivo.

Melhor maneira de utilizar: Em saladas e em preparações quentes, até mesmo em frituras porque é resistente a altas temperaturas e não sofre deterioração. 

Existem Óleos e Óleos coco

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Conhecendo os óleos e suas propriedades utiliza-se de maneira correta!! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.