Óleo Essencial de Alecrim – Benefícios e Como Fazer
Óleo Essencial de Alecrim uma planta que lança um cheiro forte e agradável e em forma de óleo a erva traz uma porção de benefícios terapêuticos ajudando na saúde. A erva alecrim de nome Rosmarinus officinali) é uma planta que tem origem na região do Mediterrâneo, na Europa ela é muita conhecida e utilizada desde os tempos antigos.
Benefícios e Como Fazer Óleo Essencial de Alecrim
O óleo essencial de alecrim possui algumas propriedades que fazem com que possa ser utilizado em diversas aplicações e benefícios. Entre elas podemos destacar que ele é antioxidante, anti-inflamatória, antimicótica, antimicrobiana, cicatrizante, analgésica e Refrescante, anticaspa e estimulante mental. Justamente por todas essas propriedades inclusive seu alto poder antioxidante, o óleo de alecrim possui várias aplicações que trazem bons resultados.
Alguns dos principais usos do óleo essencial de alecrim são para melhorar a memória, a concentração, além de aliviar dores de cabeça. Na pele, ele ajuda a aliviar os sinais de acne e celulite. No couro cabeludo, suas propriedades ajudam no combate à caspa, além de ajudar no crescimento dos fios. Usado como tratamento alternativo, o óleo pode ser útil para quem sofre com enxaquecas, pressão baixa, retenção de líquidos e incômodos no aparelho respiratório. Fazer massagem como óleo de alecrim ajuda a melhorar a circulação por tem efeito calmante e diurético.
Assim como o chá feito com essa planta, o óleo de alecrim também conta com propriedades calmantes para distúrbios emocionais. Estimulando o córtex adrenal, esse produto é capaz de aliviar os sintomas da depressão e da exaustão nervosa. O óleo alecrim é bom tanto para regenerar, tratar a queda e estimular o crescimento do cabelo. Não use o óleo essencial puro na pele para massagens, use sempre um óleo carreador. Para inalação ferva água e em uma xícara, pingue algumas gotas e respire profundamente. Outra opção é utilizar um aromatizador que pode ser encontrado à venda em casas especializadas.
Algumas maneiras para usar o óleo de alecrim:
Sistema circulatório: Banhos e massagem;
Sistema hepático: Aplicações locais, banhos e massagem;
Sistema nervoso: Inalações, banhos e massagem;
Sistema digestivo: Aplicação local, compressas, banhos e massagem;
Músculos e articulações: Compressas, massagem local, banhos.
Apesar das inúmeras propriedades terapêuticas do óleo essencial de alecrim, seu uso é contraindicado durante a gravidez, em crianças com menos de sete anos, epiléticos e hipertensos. Os óleos essenciais não devem ser ingeridos.
Compartilhamos abaixo vídeo como fazer óleo de Alecrim
https://youtu.be/YO6COnBX-gI
Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! Usando o poder da natureza para ajudar nos tratamentos de saúde! Deixe seu comentário.
Seja o primeiro a comentar!