Beleza

Óleo de Tutano – Benefícios e Como Fazer

Óleo de Tutano é considerado um poderoso hidratante sendo uma excelente fonte de proteínas. O tutano ou mocotó é um óleo animal muito utilizado porque suas propriedades restauradoras e hidratantes podem conservar artigos de couro, protegendo da umidade, bem como restaurar o brilho para produtos de madeira.

Óleo de Tutano – Benefícios e Como Fazer

Benefícios do Óleo de Tutano

O óleo de tutano consegue nutrir e fortalecer profundamente os cabelos, formando uma grande proteção sobre eles. Assim, protege nossas madeixas de fatores como sol, vento, poluição e químicas. Óleo de tutano é feito dos ossos tíbia, ou seja, a canela e pés de bovinos. Ele é conhecido e usado desde o século 18. É extraída da medula dos ossos do boi uma substância que se tornar em um óleo amarelado. Ele  não solidifica à temperatura ambiente como outras gorduras animais. Isto acontece devido às suas propriedades fisiológicas de pernas do gado, que possui uma redução no fluxo sanguíneo e isso demandou uma condição física diferente para compensar o funcionamento a temperaturas mais baixas. Ele é muito encontrado em produtos cosméticos para cabelo, principalmente cremes de hidratação.

Como Fazer Óleo de Tutano

Para a pele o óleo de tutano era muito utilizado antes dos hidratantes industrializados ganharem fama e chegarem ao mercado. O óleo de tutano foi utilizado como um tratamento tópico para auxiliar na cura da pele seca e rachada. O óleo devia ser  massageado na pele, como qualquer outra loção hidratante. Mas, como o óleo é de origem animal, ele tem um ligeiro odor que o torna uma opção menos popular para uma loção para a pele.  Embora ele seja bem viscoso é perfeito para lugares com problemas de pele como os cotovelos e pés. Ao usa-lo é importante esfregá-lo bem e deixe secar completamente antes de colocar a roupa.

Óleo de Tutano – Benefícios e Como Fazer

O óleo de tutano é rico em sais minerais, proteínas e carboidratos. Dessa maneira é perfeito para ajudar a melhorar os cabelos danificados e enfraquecidos, sendo um ótimo restaurador. Ele pode reconstruir os fios e amaciar e ainda hidratar seus cabelos. Auxilia evitando o ressecamento das pontas, também restaurando e evitando pontas duplas. Rico em colágeno, o tutano fecha as escamas dos fios, os permite ficar flexíveis, revitalizados e resistentes contra a quebra, confere emoliência, brilho e maciez.

Compartilhamos abaixo vídeo como fazer óleo tutano:

https://youtu.be/ZQz5KZTZWEw

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! Antigo e muito usado nas épocas passadas ainda guarda todos os seus benefícios! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.