Saúde

Óleo de Hortelã – Benefícios e Receita 

Óleo de Hortelã é uma receita bem antiga conhecida por gregos e egípcios e que pode ser utilizada para diferentes finalidades desde estéticas até para tratar problemas de saúde. Sua composição reúne muitas propriedades que pertencem a hortelã que fica concentrada em forma de óleo e que pode ser preparado em casa.

Óleo de Hortelã – Benefícios e Receita 

Benefícios e Receita de Óleo de Hortelã

O óleo faz sucesso por causa das propriedades da hortelã sendo muito mais pratico de ser utilizado do que a planta fresca ou seu chá. O óleo de hortelã pode ser utilizado para ajudar na digestão, diminuir dores, tratar problemas respiratórios, amenizar dor de cabeça, agir contra estresse e infecção urinária, estimular a circulação sanguínea e fortalecer o sistema imunológico.

Óleo de Hortelã – Benefícios e Receita 

A suas propriedades também auxiliam na estéticas sendo usado para cuidados com a pele, contra espinhas, e  também ajuda a tratar o couro cabeludo, com uma ação anti-caspa estimulando o crescimento dos fios e deixando-os brilhantes. A hortelã é rica em vitaminas e nutrientes e entre elas estão a vitamina A, vitamina C, vitamina B2, ferro, cálcio e magnésio.

Óleo de Hortelã – Benefícios e Receita 

Para fazer o óleo de hortelã caseiro é preciso a horteã fresca que pode ser adquirida no supermercado ou em feiras livres. Pode-se usar como base óleo de amêndoas, azeite ou óleo de uva.

Abaixo compartilhamos receita de óleo de hortelã:

Ingredientes necessários;

– Hortelã fresca;

– Óleo de amêndoas, óleo de uva ou azeite;

– Saco com fecho hermético (ziplock);

– Pote de vidro com tampa;

 – Martelo de madeira.

Modo de Fazer:

Separe as folhas boas da hortelã, lave com água fria e seque o excesso de água;

Coloque uma quantidade relativa a aproximadamente duas colheres de sopa dentro do saco com fecho hermético. Sele o saquinho;

Utilize o martelo de madeira sobre as folhas dentro do saco para amassá-las. Isso fará com que elas liberem os óleos naturais;

Transfira o conteúdo do saquinho para um pote de vidro;

Cubra com o óleo de sua preferência (para consumo indica-se o azeite de oliva e para massagens o óleo de amêndoas)

Deixe essa mistura repousar por pelo menos 24 horas, ou até 4 dias;

Passado o tempo, coe a hortelã e descarte-a.

Óleo de Hortelã – Benefícios e Receita 

O óleo de hortelã pode ser utilizado para tratar problemas respiratórios, batas massagear o peito com o óleo. O contato do mentol com a pele auxilia a eliminar o congestionamento nasal e incômodos para respirar.

Para amenizar dor de cabeça basta pingar algumas gotinhas do óleo de hortelã na nuca ou fazer uma massagem leve na região do peito com o óleo.

Para aliviar dores musculares o óleo de hortelã caseiro deve ser utilizado como um óleo de massagem na região dolorida. Esse uso também ajuda a estimular a circulação sanguínea.

Para problemas digestivos, basta pingar algumas gotinhas do óleo de hortelã em um copo de água e tomar após as refeições. Nesse caso, recomenda-se que a base do óleo de hortelã caseiro seja o azeite de oliva.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria!o óleo de hortelã tem várias utilidades e faz muito bem a saúde! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.