Diversos

Óleo de Cozinha – Como Reciclar

Óleo de Cozinha tem um jeito certo para descartar  e também uma quantidade de certa de que ele pode ser utilizado. O óleo esta sempre presente durante o preparo da maioria dos alimentos. Principalmente no caso de frituras onde ele é indispensável. Normalmente quando se trata de frituras, o óleo que é indispensável costuma ser utilizado em grandes quantidades. Inclusive ele é o responsável por parte do sabor do prato. O óleo de cozinha pode ser reutilizado algumas vezes dependendo do tipo de alimento, mas uma hora ele terá que ser descartado. Por exemplo, alimentos empanados soltam mais partículas no óleo por conta da farinha, fazendo com que o produto fique sujo e velho mais rápido. Já em bares e botecos, o óleo pode durar mais tempo por conta do uso de fritadeiras, que diminuem a quantidade de sobras que caem na panela.

Óleo de Cozinha – Como Reciclar

Como Reciclar o Óleo de Cozinha

Nas receitas em casa, como os alimentos vão direto à panela, o óleo acaba ficando velho muito rápido. Para saber o momento certo de trocar o óleo na panela de frituras é importante estar atento a dois detalhes. Se o óleo, depois de quente, liberar um cheiro forte e  uma fumaça escura ou se o alimento, depois de frito, estiver com uma cor escura ou murcha. Isso quer dizer que o óleo já está muito velho e não deve ser usado novamente.

Óleo de Cozinha – Como Reciclar

O óleo é tido como um grande poluente e não pode ser jogado fora de qualquer maneira. Se jogado diretamente no ralo da pia, por exemplo, ele dificulta o tratamento de esgoto. Ele pode entupir o encanamento, poluir rios e lagos e desregular todo o ecossistema do local. Para fazer o descarte de óleo após utilizar em frituras, espere esfriar e passe-o para um recipiente com tampa, como uma garrafa pet, por exemplo, utilizando um funil. Armazene o recipiente em local seco, sem contato com calor e vá adicionando óleo usado conforme o consumo. Quando o recipiente estiver cheio, você pode levar até pontos de coleta de óleo, que são bastante comuns na maioria das cidades. Além da coleta, muitas pessoas utilizam o óleo velho para fazer sabão. Assim ele pode ser doado para alguém que faça o produto ou você mesmo pode produzi-lo, se desejar.

Óleo de Cozinha – Como Reciclar

A partir do óleo reciclado, muitos outros produtos podem ser feitos. Tintas à base de óleo, resinas, glicerinas e detergentes são alguns. O biodiesel, alternativa de combustível agride menos o meio ambiente. Ele também pode ser feito a partir do óleo de cozinha usado.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? O óleo de cozinha quando reciclado pode ser muito útil ! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.