Saúde e Beleza

Óleo de Açaí – Benefícios e Como Usar

Óleo de Açaí extraído do fruto açaí que é nativo das Américas Centrais e do Sul. Ela cresce principalmente em regiões de planícies. Muito consumido em todo o Brasil, o açaí contém muitos benefícios para o corpo humano. O óleo potencializa alguns dos benefícios da fruta e contém o mesmo sabor, aroma e cor.

Óleo de Açaí – Benefícios e Como Usar

Benefícios do Óleo de Açaí

O óleo de açaí pode ser um bom aliado na manutenção da beleza. Ele também tem potencial para colaborar com a saúde de várias formas por ser rico em fitoesteróis, antocianinas e ácidos graxos essenciais e os flavonoides, combatentes dos radicais livres responsáveis por retardar o envelhecimento. As suas propriedades envolvem ações anti-inflamatórias, sendo muito usado em cosméticos e em produtos medicinais.

Óleo de Açaí – Benefícios e Como Usar

Compartilhamos abaixo alguns benefícios do óleo de açaí:

O óleo combate ao envelhecimento por causa de suas antocianinas, que podem ser encontradas em vegetais vermelhos e roxos, e promovem ação antioxidante natural. Desta forma diminuem a destruição das células. O ácido linoleico e o ácido oleico hidratam e nutrem a pele, ajudando a manter uma aparência mais saudável e macia. O óleo de açaí também estimula o processo de cicatrização por conter fitoesteróis. Estes atuam a nível celular, sendo eficazes no tratamento de dermatites e afecções.

Óleo de Açaí – Benefícios e Como Usar

Ótimo para combater o HDL, o colesterol ruim, o óleo ajuda ainda a aumentar os níveis do HDL, que é o colesterol benéfico. Por ter a presença de vitamina C, ajuda a preservar os ossos, gengivas, dentes e vasos sanguíneos, além de aumentar a absorção de ferro e de auxiliar no fortalecimento do sistema imunológico. Alguns estudos da USP concluiu que o óleo pode ser usado ainda como cicatrizante, sendo indicado para pessoas com dermatites e afecções. Sua eficácia neste tratamento se dá graças à alta taxa de fitoesteróis, potencializada na extração do óleo.

Como Usar o Óleo de Açai

As formas de uso do óleo produzido do açaí vão desde a aplicação externa, na pele ou cabelos, por exemplo, ao consumo como tempero de saladas e outros alimentos. Se desejar pode trocar o azeite de oliva pelo de açaí para dar um sabor especial aos pratos. Mas é importante saber que não deve fritar o óleo de açaí.

Óleo de Açaí – Benefícios e Como Usar

Para usar como creme prepare-o para hidratação misturando 5 ml do óleo de açaí para cada 250 ml de seu creme para o corpo. Para função emoliente e adstringente, o óleo, quando usado em cremes antienvelhecimento, deve ser aplicado preferencialmente à noite. Entretanto seu uso não é indicado para quem tem problemas com acnes e pele oleosa. Caso queira adicionar o óleo em loções faciais, xampus e condicionadores,use uma quantidade menor, de duas a cinco gotas.

Normalmente o óleo de açaí pode ser usado pela maioria das pessoas em condições normais de saúde. Entretanto, algumas podem apresentar intolerância ao fruto e ao óleo. Desta forma, é importante fazer um teste com o produto primeiro.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Antes de usar o Açaí é necessário teste para intolerância! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.