Saúde

Obesidade Infantil – Causas, Tratamento e Alimentação Saudável

Obesidade Infantil pode acontecer com as crianças fazendo com que ele fique maior que o recomendado para sua idade e altura. Recentemente o IBGE notificou que uma em cada três crianças no Brasil está pesando mais do que o recomendado. As faixas de Índice de Massa Corporal conhecido como I.M.C. para crianças são diferentes dos adultos e variam de acordo com gênero e idade.

Obesidade Infantil – Causas, Tratamento e Alimentação Saudável

Causas da Obesidade Infantil

São vários os fatores que causam a obesidade infantil. Os mais  comuns são os fatores genéticos, má alimentação, sedentarismo ou ate mesmo uma combinação desses fatores. Algumas doenças também podem ser a causa da obesidade infantil entre elas as doenças hormonais ou uso de medicamentos a base de corticoides.

Obesidade Infantil – Causas, Tratamento e Alimentação Saudável

Embora seja influenciada pela genética, nem todos os pais e mães com obesidade poderão ter filhos com o problema. Da mesma maneira, os pais e mães com peso correto podem gerar filhos com obesidade. Isso acontece porque a obesidade infantil esta ligada aos hábitos alimentares da criança e da família. E também a realização ou não de atividades físicas.

Compartilhamos abaixo alguns fatores que aumentar o risco de obesidade infantil:

-Uma dieta desequilibrada e feita com fast food além de alimentos industrializados e congelados, refrigerantes, doces e frituras.

-O sedentarismo, já que a atividade física ajuda a queimar as calorias ingeridas

-Histórico familiar de obesidade, algumas doenças tem influência genética e os maus hábitos alimentares podem ser ensinados de pai para filho

-Fatores psicológicos, como estresse ou tédio, podem fazer as crianças comerem mais do que o normal.

Tratamento de Obesidade infantil

O tratamento da obesidade é difícil e é preciso ajuda de várias especialidades da saúde. Não existe nenhum tratamento farmacológico, ou seja, através de remédio em longo prazo que não envolva mudança de estilo de vida. Existem muitas opções de tratamento para a obesidade infantil e o sobrepeso. Quanto maior o grau de excesso de peso, maior a gravidade da doença. As crianças precisam ser tratadas individualmente e conforme a idade.  Para as crianças e adolescentes que estão acima do peso recomendado ou com obesidade leve, sem risco de desenvolver outras doenças, pode ser indicada apenas a manutenção.

Obesidade Infantil – Causas, Tratamento e Alimentação Saudável

O crescimento da criança pode causar que ela entre numa faixa de IMC saudável, sem necessariamente precisar emagrecer. Mas as crianças com obesidade insistente e risco de desenvolver outras doenças, a perda de peso é recomendada. O emagrecimento deve ser lento e constante, e os métodos são os mesmos adotados para adultos. Ele constitui basicamente de uma dieta saudável e praticar exercícios. O sucesso da dieta vai depender principalmente do compromisso dos pais em se prontificarem a ajudar seu filho ou filha a fazer essas mudanças.

Alimentação Saudável Para Obesidade Infantil

Os pais precisam mudar os hábitos alimentares da família e passar a comprar os alimentos indicados para compor a dieta. Mesmo pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença na saúde das crianças.

Obesidade Infantil – Causas, Tratamento e Alimentação Saudável

Compartilhamos abaixo dicas de alimentos saudáveis:

-Invista nas frutas, legumes e vegetais;

-Prefiro alimentos integrais aos refinados;

-Evite alimentos como biscoitos, bolachas e refeições prontas. Elas são ricas em açúcar, sódio e gorduras.

-Diminuí o consumo de bebidas adoçadas, incluindo os sucos industrializados.

-Reduza o número de vezes em que a família vai comer fora, especialmente em restaurantes de fast-food.

-Sirva porções adequadas, uma vez que as crianças comer bem menos do que os adultos. -Se sua filha ou filho não conseguiu comer todo o prato, não o force a terminar.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? É necessário a participação dos pais na dieta da criança para criar novos hábitos saudáveis! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.