Saúde

O Que É Pedra Nos Rins – Causas, Sintomas e Tratamentos

pedra-nos-rinsCálculo urinário ou renal, também são bastante conhecido como a famosa pedra nos rins, sendo bastante comum entre homens e mulheres. Esse problema consiste em pequenas massas muito parecidas como pedras que podem originar-se em qualquer ponto do sistema urinário causando dores fortes e até sangramento na urina. Não é um problema considerado tão grave, pois pode ser tratado em casa, porém também exige preocupação e cuidados especiais. Confira maiores informações sobre o que é esse problema, quais os sintomas para identificá-lo e como tratar.

Causas de Pedras Nos Rins

As causas podem ser várias, mas é facilmente identificada através dos hábitos alimentares do paciente. São as causas comuns:
Ingestão de pouca água. O paciente muitas vezes costuma não ingerir a quantidade de água necessária durante o dia, dificultando assim o funcionamento dos rins e podendo prejudicar, com a formação dessas massas que são chamadas de "pedras".
Consumo de muita proteína. Quando a pessoa possui uma dieta muito rica em alimentos como carnes, peixes, ovos, leite, queijo, iogurtes, arroz, feijão, ervilhas, lentilhas, trigo sarraceno, quinoa, milho e etc.
Casos de infecção urinária constantemente.
Alto teor de ácido úrico no organismo. Esse ácido está presente em frutos do mar, bebidas alcoólicas, chocolates, refrigerantes e carnes vermelhas.

Sintomas

Os sintomas das pedras nos rins podem surgir de repente, como por exemplo, sangue na urina ou urina um pouco rosada devido a pequenas quantidades de sangue, aumento da vontade de urinar, febre, enjoo, vômitos, calafrios e dor nas costas que pode passar para a barriga ou órgãos genitais.
Na presença desses sintomas, deve ser consultado um médico para fazer o diagnóstico com exame de sangue, tomografia computadorizada da região do abdômen, ressonância magnética dos rins e abdômen, radiografia abdominal, pielograma intravenoso ou retógrado, ultrassonografia dos rins.

Tratamento

O tratamento na maioria das vezes é realizado na própria residência do paciente, onde é necessário repousar e tomar bastante líquido para facilitar a saída das pedras. Além disso, é recomendado o uso de analgésico e anti-inflamatório que amenizam as dores. Já em casos onde as pedras são maiores, o tratamento indicado seria realizar uma cirurgia para a retirada ou até mesmo uma terapia com ondas de choque também conhecido como Litotripsia.

A formação de pedra nos rins não é uma doença grave, mas as pedras maiores podem impedir a passagem da urina causando sérias complicações futuras, por esse motivo é muito importante seguir o tratamento corretamente ou se prevenir.

Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.