Saúde

O Que É Lúpus – Sintomas, Causas e Tratamento

lupus-sintomasA Lúpus é uma doença de caráter genético, auto imune de causa desconhecida e a maior parte dos portadores da doença são mulheres. Os sintomas costumam aparecer em pessoas com idade entre 10 e 40 anos.  A doença também é mais comum entre pessoas que vivem em regiões mais quentes, como o hemisfério sul.
Uma doença autoimune, ou seja, os anticorpos que deveriam combater outras doenças atacam as células e órgãos do corpo. Quando o indivíduo é devidamente tratado, principalmente no início, pode levar uma vida normal. Não é uma doença contagiosa.
Existem três tipos diferentes da doença: Lúpus Discoide, que afeta somente a pele; Lúpus Sintêmico, que afeta o corpo todo; Lúpus induzido por medicamentos como corticosteroides, remédios para malária e antiinflamatórios.

Sintomas

Os sintomas apresentados pela doença são comuns, podendo ser confundidos facilmente com outras doenças. Entre os sintomas estão: febre; manchas e vermelhidão na pele; mal-estar; inflamação nas articulações, no pulmão e nos gânglios linfáticos; dores no corpo; e feridas na boca, como aftas, e no nariz.
O paciente deverá apresentar quatro de onze critérios para ser diagnosticado com Lúpus. Esses critérios são:

  • lupusEritema malar (manchas no rosto)
  • Lesão discoide (manchas vermelhas e ásperas pelo corpo)
  • Fotossensibilidade (queimaduras na pele devido à exposição ao sol)
  • Úlceras orais/nasais (aftas e feridas no nariz, geralmente indolores)
  • Artrite
  • Serosite (inflamação no revestimento do pulmão)
  • Comprometimento renal
  • Alterações neurológicas (convulsão ou depressão)
  • Alterações hematológicas (anemia, linfopnemia ou plaquetopenia)
  • Alterações imunológicas (quantidade anormal de alguns anticorpos)
  • Anticorpos antinucleares (anticorpos que em quantidade anormal indica doenças autoimune)

Causas

Nas doenças autoimunes, o sistema imunológico ataca as próprias células, causando inflamações e outros danos ao paciente. As causas da doença autoimune são desconhecidas, porém, o Lúpus também pode ser causado por consumo de drogas.

Tratamento

lupus-doença

Não existe cura para o Lúpus, o tratamento consiste em controlar a doença para que o paciente possa levar uma vida normal. O tratamento para a doença é feito com medicamentos como corticosteróides e imunossupressores.
É necessário que portadores da doença tomem alguns cuidados, como evitar exposição ao sol e ter uma alimentação balanceada.  Alguns alimentos são recomendados para quem possui Lúpus, pois são alimentos antiinflamatórios, como peixes ricos em ômega 3, chá verde, aveia, brócolis, semente de linhaça, tomate, laranja, cenoura, pepino, entre outros. 

Big1News, trazendo o melhor pra você. Não se esqueça de deixar seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.