Educação

O Que É Conclave? Vaticano – Eleição Para Eleger O Novo Papa Tem O Seu Começo No Dia 12 De Março De 2013.

O QUE É CONCLAVE? VATICANO – ELEIÇÃO PARA ELEGER O NOVO PAPA TEM O SEU COMEÇO NO DIA 12 DE MARÇO DE 2013.

O que é Conclave? Conclave (do latim cum clave, significa com chave) trata-se de reunião em clausura (recinto fechado), que é extremamente rigoroso com os cardeais por ocasião da eleição para eleger o novo Papa. Nesse recinto, os cardeais ficam incomunicáveis com o mundo exterior até que o Papa seja escolhido.

Já são oito séculos que o ritual do conclave permanece quase inalterado. A palavra conclave foi usada pela primeira vez em 1274 pelo Papa Gregório X e estabeleceu assim a fundamentação dos atuais conclaves. Esse procedimento ocorreu em função da demora na sucessão do Papa Clemente IV, que aprazou por mais de um ano e meio. Desta forma, o papa tomou medidas de prevenção com relação ao espaço tempo, na seleção do Sumo Pontífice, objetivando uma reunião eleitoral breve, ou seja, que os cardeais fossem sucintos e objetivos na escolha do novo Papa.

 

Quando Começa o Conclave.

Não importando os motivos que possa eleger o Sumo Pontífice, o conclave precisa ter o seu começo entre 15 e 20 dias após renúncia ou morte do Papa. Tal medida foi determinada nos tempos medievais, quando da necessidade das viagens a serem feitas até Roma, partindo-se de qualquer parte do mundo Cristão era uma empreitada dura, pois demorava muitas semanas e, apesar desse tempo ter sofrido uma redução sensível na atualidade devido as tecnologias dos meios de transportes, mesmo assim foi mantido o intervalo de 15 a 20 dias com o propósito de os Cardeais aproveitarem o período remanescente deste tempo, para praticar assembléias ou reuniões entre si para debates sobre as condições da Igreja ou, especular possíveis alianças e candidatos.

Esse período quando tratar-se de falecimento do Papa, é chamado de novemdiales, do (Lat. Nove dias) que é o intervalo de luto após a morte, que perdurará desde o funeral até começar o conclave. Então este período finaliza com a missa Pro Eligendo Papa, mediante a comparecimento de todos os Cardeais na Basílica de São Pedro na mesma manhã do dia em que inicia se o conclave. Após o que, os elementos do Colégio Cardinalício dirigem-se à Capela Sistina, onde farão as votações.

 

Procedimentos Quando Do Falecimento Ou Renúncia.

Logo que se sabe da morte ou a renúncia do Papa, a Sé Apostólica é vista como vacante = vaga, até a eleição do Sumo Pontífice substituto. No decorrer do aludido intervalo, as tarefas da Igreja que seriam de responsabilidades do Papa, passar-se-ão ao Cardeal Decano, ou Camerlengo, cujo cargo compete evidenciar oficialmente o falecimento do Papa, na presença do Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, dos Prelados Clérigos e dos Secretário e Chanceler da Câmara Apostólica. Para formalizar o falecimento do Papa, o Camerlengo lavra as informações em ata própria. Dentre as tarefas, o Camerlengo é responsável pelo recolhimento do selo e do anel pontifícios, encerrando os aposentos e dependências onde Papa viveu e trabalhou. Cabe também ao Camerlengo a incumbência de convocar o Sagrado Colégio dos Cardeais, objetivando a reunião do Conclave, para eleger um novo Chefe da Igreja Católica.

 

www.big1news.com.br. Trazendo o melhor para você.

Não Esqueça. Deixe o seu Comentário, por Favor.

 

Print Friendly, PDF & Email
Últimas Pesquisas:
  • O que é conclave
  • o que significa conclave

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

2 Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.