Nutrientes Dos Alimentos – Dicas Como Manter
Nutrientes Dos Alimentos sejam eles assado, cozido, no vapor ou cru é importante manter o máximo de suas propriedades nutrientes aproveitando assim todo o beneficio que cada um pode dar a saúde.
Dicas Como Manter os Nutrientes Dos Alimentos
Primeiramente para haver um equilíbrio na alimentação é necessário saber escolher os alimentos apropriados e em seguida a forma de preparar cada um tirando deles o máximo possível de benefícios. Recentemente uma pesquisa feita pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) avaliou algumas técnicas para preparar os alimentos antes e depois de irem para o fogo e o teor de compostos bioativos que são responsáveis por beneficiar o funcionamento dos órgãos e a prevenir doenças. A pesquisa foi publicada na revista Food Chemistry e a equipe foi coordenada pela professora Veridiana Vera de Rosso, eles investigaram o que acontece com substâncias antioxidantes presentes na couve e no repolho roxo quando esses vegetais são cozidos seja em imersão na água ou no vapor e refogados.
De uma forma geral, o cozimento a vapor foi o que melhor preservou a atividade antioxidante nas duas verduras. Mas a professora Veridiana adverte que os resultados dos estudos nesta área costumam ser controversos já que o valor nutricional varia de acordo com o alimento. Sendo assim usar a mesma técnica pode dar respostas diferentes para cada vegetal.
Abaixo compartilhamos algumas dicas como manter os nutrientes dos alimentos:
É muito importante saber escolher os alimentos e a aparência para que tenha uma segurança de que haverá uma boa oferta de nutrientes. As frutas e vegetais amassados, batidos ou com picadas de insetos, as carnes esverdeadas com textura e cheiro não característicos demonstram que não estão apropriados para consumo. Por isso na hora de fazer sua compra observe com atenção a cor, textura e odor do alimento e no caso dos industrializados não compre produtos com embalagens abertas e latas amassadas ou estufadas.
Antes do preparo é fundamental realizar todos os processos como a limpeza, a lavagem e os cortes. Um exemplo a respeito da perca de nutrientes é o habito de descascar e picar as batatas, cenouras e beterrabas antes do cozimento. A casca é uma barreira de proteção e, além disso, quanto menos picados forem os alimentos, menor a exposição e desta forma menores serão as perdas.
Se o alimento for consumido cru como as frutas e algumas verduras devem ser lavadas e higienizadas muito bem, pois não passarão por mais nenhum processo capaz de eliminar possíveis contaminantes, por exemplo, os micro-organismos.
Abaixo compartilhamos algumas dicas de preparo:
– Cozinhe os alimentos com pouca água e em curto tempo. Se possível optar pelo cozimento a vapor;
– Os legumes, tubérculos devem ser cozidos com casca;
– Não despreze a água do cozimento. Você pode reutiliza-la em sopas, ou até mesmo na preparação do arroz ou no cozimentos de massas;
– Corte os vegetais imediatamente antes de usá-los e em pedaços maiores;
– Rasgue as folhas, como as de alface, ao invés de cortá-las com faca;
– Inclua vegetais e frutas cruas na dieta;
– Beba sucos naturais de frutas logo após seu preparo, para que seja evitado o início de reações que possam destruir os nutrientes devido ao contato com o ar;
– Ao fritar ou grelhar carnes, comece com o fogo alto. Isso leva a formação de uma crosta que retém os sucos nutritivos em seu interior;
– Descongele a comida na geladeira, retirando-a do congelador com certa antecedência;
– Prepare somente a quantidade de comida a ser consumida, evitando sobras.
Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! Saber preparar os alimentos é importante para a saúde! Deixe seu comentário.
Seja o primeiro a comentar!