Saúde

Novembro Azul – Combate Ao Câncer de Próstata

Novembro Azul é mês mundial de combate ao câncer de próstata. Azul porque é o tipo de câncer mais comum entre os homens e causa morte de  28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No país morre um homem a cada 38 minutos por causa da doença, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Novembro Azul – Combate Ao Câncer de Próstata

Combate Ao Câncer de Próstata Novembro Azul

Anualmente, várias entidades apoiam e promovem ações em favor desta causa com o objetivo de que o público masculino preste mais atenção à sua própria saúde. É o semelhante ao Outubro Rosa, que ajuda a alertar para o câncer de mama e à saúde da mulher. Neste ano, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) inicia mais uma edição da campanha com o tema “Seja herói da sua saúde” e tem como padrinhos o chef de cozinha Henrique Fogaça e o ex-jogador de futebol Zico.

Novembro Azul – Combate Ao Câncer de Próstata

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma. A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

Novembro Azul – Combate Ao Câncer de Próstata

No Brasil, as ações vão desde a iluminação de prédios e monumentos históricos com a cor da campanha até intervenções em espaços públicos com orientação de médicos. Palestras e realização de exames também são oferecidos. Em 2018, o LAL promoveu mais de 460 ações que atingiram cerca de 100 milhões de pessoas.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? A importância do homem prestar mais atenção à sua saúde ! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.