Normas ABNT – Referências e Bibliografia
As normas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) têm como objetivo padronizar os trabalhos acadêmicos, estipulando regras de formatação dos textos, como a fonte que deve ser usada, o espaçamento de linha, a medida da margem, como deve ser feito o trabalho e etc.
Algumas regras podem mudar de acordo com a instituição de ensino. Mas isso porque as normas ABNT podem dar mais de uma opção de formatação e o padrão de apresentação dos trabalhos pode ser estipulado pela instituição.
As normas técnicas para apresentação de trabalho são exigidas principalmente quando é para trabalho de conclusão de curso do ensino superior ou técnico, ou algum outro tipo de trabalho mais formal. As universidades e escolas costumam disponibilizar para os alunos as regras padrões, mas o aluno também consegue consultar as normas completas através da internet. Uma dúvida muito frequente é sobre as referências e bibliografia, e trouxemos algumas dicas que poderão esclarecer isso, confira.
Referências e Bibliografia
As referências são os conteúdos de outros autores citados no seu trabalho. Por exemplo, se você está fazendo um trabalho sobre alguma tese e cita algum filósofo, é necessário informar que aquela frase é dele. Isso evita problemas com os professores, sobre cópias ou plágios, já que citar outra pessoa é permitido, porém copiar ou plagiar não. Geralmente as referências costumam vir no rodapé do trabalho, com uma nota informando de onde foi tirada a frase que você utilizou. A frase precisa estar sinalizada no texto para que o leitor saiba que a nota de referência no rodapé é sobre ela.
Já a bibliografia vem ao final do trabalho e é onde você lista todas as suas fontes de consulta para desenvolver o trabalho em si ou uma tese. É muito importante que você informe todas as fontes de pesquisa, desde livros, jornais até o conteúdo tirado da internet, onde você deverá citar o site e a data de consulta do mesmo.
Um autor:
SOBRENOME, Nome. Título do livro: subtítulo (se houver). Edição. Local: Editora, Ano.
O sobrenome do autor deve estar todo em letra maiúscula, enquanto o título do livro deverá estar em negrito. Caso não haja subtítulo, não acrescentar na informação.
Até três autores:
SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Título do livro: subtítulo (se houver). Edição. Local: Editora, Ano.
Mais de três autores:
SOBRENOME, Nome. et. al. Título do livro: subtítulo (se houver). Edição.Local: Editora, Ano.
Sempre que o livro ou artigo consultado tiver mais que três autores, é usado a expressão "et. al." para informar.
Autor desconhecido:
TÍTULO do livro: subtítulo (se houver). Local: Editora, Ano.
Caso não haja nome do autor, o título do livro deverá ter a primeira palavra em letra maiúscula e não precisa estar em negrito.
Organizadores, compiladores, editores, coordenadores e etc.:
SOBRENOME, Nome. (Org.)Título do livro: subtítulo (se houver). Local: Editora, Ano.
- Org. = organizador
- Comp.= compilador
- Ed.= editor
- Coor.= coordenador
Documento eletrônico:
NOME DO EVENTO, Numeração (se houver), Ano, Local. Título do documento…Local de Publicação: Editora, Ano de publicação. Disponível em: <http://www.site.com.br>. Acesso em: dia/mês/ano.
Quando a consulta for em um artigo ou documento da internet, deverá ser informado como no modelo acima. É importante indicar a página ou site que foi consultado.
Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário.
Seja o primeiro a comentar!