Nomofobia Dependência Do Celular daqueles que não conseguem largar o celular e nem imaginam que pode trazer consequências físicas e psicológicas. De acordo com a União Internacional de Telecomunicações-UIT já estão em suo mais de sete bilhões de aparelhos celulares em todo mundo, inclusive a é a mais usada para acessar a internet.
Sintomas de Nomofobia Dependência Do Celular
Embora tenha várias vantagens o uso do celular pode passar a ser problema para alguns causando a dependência comportamental. A Nomofobia abreviatura do termo em inglês no-mobile-phone phobia e surgiu no Reino Unido para descrever o pavor de estar sem o telefone celular disponível. Este termo também pode ser usado para descrever o uso problemático e compulsivo do celular.
Recente estudo no Brasil pela pesquisadora Anna Lúcia King, da UFRJ, concluiu que 34% dos entrevistados afirmaram ter alto grau de ansiedade sem o telefone por perto. O que mais chama a atenção aqui é que cada vez mais cedo se inicia o uso do celular, com milhões de crianças inclusive muito novas de dois ou três anos de idade e adolescentes com acesso livre, total e irrestrito ao aparelho. Afetam o comportamento de maneira que os jovens uma adquirem falta de habilidade nos relacionamentos interpessoais, com dificuldades em estabelecer de vínculos de amizade ou afetivos plenos e de maior duração.
Quem tem tendências abusivas no uso do celular têm maior chance de desenvolver transtornos psiquiátricos como ansiedade, depressão e sintomas de impulsividade e nem sempre a relação entre causa e efeito possa ser facilmente estabelecida. Problemas físicos podem acontecer como fadiga, patologia ocular, dores musculares, tendinites, cefaleia, distúrbios do sono e sedentarismo. Também fica claro a maior propensão em se envolver em um acidente automobilístico e de sofrerem quedas ao caminhar.
Compartilhamos abaixo alguns sintomas da Nomofobia:
Fissura se costuma usar o telefone celular para se sentir melhor, quando está se sentindo deprimido.
Abstinência quando não está com o aparelho fica preocupado e ansioso em perder chamadas ou mensagens e acha difícil desligar o aparelho em situações obrigatórias, como no avião ao decolar;
Costuma se atrasar em compromissos por ficar muito tempo no celular e gasta valores elevados na compra do aparelho e nas contas;
Ocupa-se demasiadamente com o celular quando deveria estar fazendo outras coisas e a produtividade no estudo ou trabalho reduz como resultado direto deste padrão de uso do celular;
Os amigos ou familiares chamam constantemente a atenção pelo padrão de uso do celular, podendo atrapalhar os relacionamentos;
Aumento progressivo no tempo que fica conectado ao celular por períodos muito maiores do que gostaria;
Dicas Para Prevenir a Nomofobia:
Se a primeira coisa que faz ao acordar é olhar o celular; se confere o seu telefone de cada 5 a 30 minutos e se dorme com o celular no quarto, sendo pior se for do lado da cama. Tem os que arranjam desculpas até para leva-lo ao banheiro sendo que na hora do banho já é considerado grave. Compartilhamos abaixo algumas dicas uteis para diminuir esta dependência do celular:
Não prejudique o seu sono nunca leve o celular para a cama. Desligue-o e deixe ele fora do quarto. Se a desculpa é usa o aparelho para despertar, compre um despertador.
Ao acordar use a regra dos primeiros 45 minutos, primeiro se prepare o dia que terá pela frente, ir ao banheiro, preparar o seu café da manhã, se alongar, se vestir e arrumar
Carro ligado deve deixar o celular desligado desta maneira evitara multas e também acidentes.
Desligue o celular no seu período mais produtivo e de preferência deixe fora de seu alcance ligue apenas quando terminar seu trabalho.
Fique atento à criança com celular principalmente ao conteúdo que ela acessa e imponha limites e disciplina.
Não deixe que o celular aproxime quem esta longe, mas afaste quem estiver por perto. Em reunião familiares tenha em mente que o celular não é mais importante que os seus filhos e parentes.
Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! Não deixe o celular dominar a sua vida por inteiro! Deixe seu comentário.
Comente Via FaceBook
Comentários