Receitas

Nibs de Cacau – Benefícios e Receitas

Nibs de Cacau se tornaram uma das maiores tendências alimentares para 2018. Principalmente porque ele tem um fator muito específico relacionado com a sua saúde: sendo uma poderosa fonte de antioxidantes. Eles ajudam o nosso corpo a eliminar toxinas com maior facilidade e ajudam na prevenção do câncer. Os nibs de cacau são basicamente as sementes do cacau torradas e moídas.

Benefícios e Receitas do Nibs de Cacau

O Nibs de Cacau  tem um aspecto granulado e uma textura crocante. Os nibs in natura assemelham-se em sabor ao chocolate amargo. Por serem 100% naturais, e sem açúcares e gorduras adicionados, possuem sabor marcante e costumam ser utilizados na culinária para finalizar receitas. Na culinária, podem substituir os granulados na hora de enrolar docinhos ou serem adicionados a smoothies, shakes e fruta para atribuir-lhes crocância e mais sabor.

Compartilhamos abaixo benefícios do Nibs de Cacau:

Fenietilamina: Libera essa substância, responsável quando se está apaixonado, por isso se costuma afirmar que chocolate é conhecido por “promover a paixão”;

Flavonoides: possuem atividade antioxidante, antiinflamatória e cardioprotetora;

Teobromina: com elevado poder bactericida, tem efeito bronco e vasodilatador. Cuidado, essa substância é tóxica para os animais como gatos e cachorros, por isso seu bichinho não pode comer chocolate!

Cafeína: Estimula o sistema nervoso central e nos deixa mais “alertas”;

Magnésio: previne a depressão, ansiedade, irritabilidade, insônia, fadiga e dores de cabeça

Receita Com Nibs de Cacau

Existem muitas maneiras de usar os nibs de cacau na alimentação. Além das opções de café da manhã, como frutas, iogurtes e smoothies. Como não possuem açúcar, podem ser facilmente incorporado em doces e salgados para dar mais sabor e textura nas preparações. Fica incrivelmente  bom em saladas, na massa do pão, para decorar sobremesas e salpicar por cima de um sorvete, por exemplo.

Compartilhamos abaixo receita com Nibs de Cacau:

Receita Sorvete de Banana com Cacau Nibs

Ingredientes Necessários:

-2 bananas congeladas cortada em rodelas (você pode testar com ouras frutas pastosas congeladas também)
-2 colheres (sopa) de tahine
-1/4 de xícara de leite de amêndoas
-1 pitada de sal
-1/2 colher (chá) de canela
-1/4 xícara de pistache
-2 colheres (sopa) de cacau nibs
-Coco ralado a gosto

Modo de fazer:

Misture a banana congelada, o tahine, o sal, o leite de amêndoas e a canela num processador ou liquidificador. Bata até chegar na consistência de um sorvete e, se preciso, adicione mais leite.
Misture os pistaches e o cacau nibs, divida em dois bowls e finalize com o coco ralado por cima.

Mousse Aveludado de Nibs de Cacau de Todos os Deuses

Ingredientes Necessários:

– 1 xícara (chá) de Nibs de Cacau;

– 2 bananas grandes (nanica ou caturra) bem maduras e picadas;

– ½ abacate bem maduro (tamanho médio) picado;

– 1 colher (café) de extrato de baunilha natural ou 1/4 de fava de baunilha;

– ¾ xícara (chá) de uva-passa preta, mel silvestre ou néctar de agave a gosto;

– 1 colher (sopa) de vinho do Porto (opcional).

Modo de Fazer: 

Coloque os Nibs de Cacau, a fava de baunilha e as passas em uma tigela pirex. Adicione água morna até cobrir bem. Cubra a tigela com uma tampa. Deixe de molho por toda a noite ou 4 horas. No dia seguinte coe e reserve a água. Retire a casca da baunilha e aproveite somente a polpa. Coloque tudo (exceto a água) no liquidificador e bata até virar uma linda mistura cremosa e aveludada. Se necessitar de água para bater, use o mínimo necessário da água reservada, para manter a firmeza da mousse.
Leve ao freezer ou geladeira e sirva bem gelado em lindos copos de vinho enfeitados com morangos deixados previamente de molho no mel ou agave, ou simplesmente folhinhas de hortelã.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Nibs de Cacau pode ser incorporado a alimentação do dia a dia com facilidade!! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email
Últimas Pesquisas:
  • abacaxi nibs cacau

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.