Noticiais

New Horizons Sonda Chega a Plutão – Sua história, Imagens e Vídeos

New Horizons Sonda Chega a Plutão – Sua história, Imagens e vídeos enviados pela Sonda New Horizons.New-Horizons-copy

New Horizons sonda desvenda Plutão que é um sistema considerado anão do Sistema Solar é membro do Cinturão de Kuiper e sabe-se que é composto principalmente de rocha e gelo e muito pequeno, perto de um quinto da massa da Lua e um Terço de seu volume.

Sua órbita é intensamente inclinada e excêntrica fazendo com que Plutão fique de tempo em tempo mais perto do sol que o planeta Netuno. Plutão recebeu este nome por sugestão de uma garotinha de onze anos de nome Venetia Bumey fazendo uma referência ao deus romano do submundo, se refere também a um objeto escuro e gelado comparando assim com a atmosfera do planeta-anão.

Plutão

A Sonda Espacial New Horizons chegou a Plutão no dia 14 de julho de 2015 e não foi por acaso que esta data foi a escolhida. Em 14 de julho de 1965, portanto a cinquenta anos atrás a Agência Espacial dos EUA dava inicio a primeira missão sem tripulação interplanetária em direção a Marte explorando assim o planeta vermelho.

Quando a New Horizons começou sua viagem em direção a Plutão ele ainda era visto como um planeta, mas tudo mudo quando os cientistas descobriram Éris um astro maior que Plutão muito parecido com ele que o rebaixou a categoria de planeta-anão. De acordo com o entendimento da União Astronômica Internacional Plutão não teria os requisitos necessários para que fosse considerado um planeta. Entre os critérios estão girar ao redor do Sol, ser redondo e único em sua órbita. Plutão e Éris tem outros corpos menores próximos de si mais um motivo para o rebaixamento do status de Plutão.

Ao alcançar o ponto mais alto a New Horizons estará a aproximadamente 12.500 Km da superfície de Plutão. A sonda foi capaz de captar sinais de uma capa polar em Plutão onde o frio é tão intenso que o nitrogênio que respiramos na Terra em Plutão se encontra em estado de gelo.

Sabe-se que a Sonda não posará em Plutão e somente sobrevoara o planeta com uma velocidade aproximada de cinquenta mil quilômetros por hora e é a maior velocidade que uma sonda espacial já alcançou.

A New Horizons poderá tirar fotos somente por algumas horas e fazer as medições. Devido a demora em torno de quatro horas e meia para que o sinal enviado chegue a Plutão as instruções da sonda já estavam pré-programadas. As informações colhidas pela sonda devera ter uma demora em sua entrega total a Terra de aproximadamente dezesseis meses e após passar por Plutão a New Horizons rumará em direção a um objeto menor que se encontra no cinturão de Kuiper e o tempo avaliado para sua chegada é de quatro anos.

New Horizons a sonda leva para uso técnico sete instrumentos para ajudar na captura de imagens do planeta Plutão  e para mandar o conteúdo para a Terra. Entretanto, a sonda leva também alguns objetos bem curiosos entre eles, o nome de quatrocentas mil pessoas enviaram a pedido do projeto seus nomes e fotos que estão armazenados em um disco CD, vinte e cinco centavos duas moedas uma do Estado da Flórida e a outra do Estado de Maryland. Em Maryland a sonda foi construída e lançada da Flórida um pequeno pedaço da espaçonave SpaceShip One.

New-Horizons-Urna

O item mais curioso sem duvida nenhuma são as cinzas de Clyde Tombaugh o astrônomo que descobriu Plutão e que desejava que suas cinzas fossem mandadas para lá. Na urna onde estão suas cinzas existe a inscrição: "Aqui encontra-se os restos mortais do norte-americano Clyde W. Tombaugh, o descobridor de Plutão e da 'terceira zona' do Sistema Solar. Filho de Adelle e Muron, marido de Patrícia, e pai de Annette e Alden, astrônomo, professor e amigo: Clyde W. Tombaugh".

News-Horizons-Clayd

Sonda New Horizons Chega a Plutão – Imagens

New Horizons enviou imagens que são valiosas para o se conhecer melhor o planeta Plutão. A NASA revelou que se pode achar “planícies geladas e congeladas” em sua superfície o que foi muito importante para os cientistas.

O líder do projeto Jeff Moore comenta: “A descoberta de planícies vastas, novas e sem crateras em Plutão excede todas as expectativas antes da viagem”. No dia 14 de julho antes de chegar mais próximo de Plutão a sonda gravou imagens de uma região que foi batizada de “Sputnik Planum” para homenagear o primeiro satélite que orbitou a Terra e revelou que o terreno é irregular e raso, mostrando também muitas colinas e materiais negros entre os segmentos.

Abaixo imagens captadas pela Sonda New Horizons de Plutão o planeta-anão:

 

New-Horizons-Foto-Nasa

New-Horizons-Imagens

New-Horizons-Coração

Sonda New Horizons Chega a Plutão – Vídeos

Abaixo Vídeos de Plutão:

https://youtu.be/ydU-YrG_INk

https://youtu.be/B6wK_RHwwY0

Transmissão ao vivo da chegada da Sonda New Horizons:

https://youtu.be/ClG2aNb2GCk

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.