Saúde

Neofobia Alimentar – Causas e Como Superar

Neofobia alimentar é literalmente o medo de consumir alimentos novos. É um comportamento que tem como principal característica a rejeição ou recusa de alimentos não familiares. São normalmente os alimentos que não são consumidos no dia a dia. A neofobia alimentar é algo atribuído a um comportamento característico de uma etapa do desenvolvimento infantil.

Causas da Neofobia Alimentar

Medo de  provar novos alimentos é uma característica de todos os animais onívoros que são aqueles que se alimentam de vegetais e animais. Este é  nosso caso e costuma ser uma reação natural de segurança diante dos potenciais perigos de um ambiente em que muitos alimentos podem ser tóxicos. O conhecimento e a experiência pessoal e familiar costumam influenciar o interesse em experimentar alimentos diferentes do habitual.

Compartilhamos abaixo algumas causas da Neofobia Alimentar:

-Hereditariedade, ou seja, pais com neofobia alimentar podem ter filhos com esse comportamento;

-Hipersensibilidade ao gosto amargo  que é causada pelo polimorfismo no gene TAS2R38  e leva a uma alta percepção do amargo e rejeição de alguns tipos de verduras, legumes e frutas;

-Práticas alimentares restritivas, além de características culturais e sócio-demográficas que levem a monotonia alimentar;

-Emoções negativas associadas à exposição ao alimento podem contribuir para recusas alimentares na infância, adolescência e vida adulta.

Assim, pessoas expostas a diversas práticas e culturas alimentares, de forma harmônica e sem pré-conceito, podem ser menos neofóbicas. E, assim, apresentarem maior interesse em experimentar alimentos novos.

Como Superar a Neofobia Alimentar

Os legumes e as verduras costumam ser os mais rejeitados tendo em vista que a  criança tem uma preferência natural ao sabor doce. E para superar esta rejeição é necessário continuar oferecendo o alimento. É importante que ela prove o alimento entre oito e dez vezes para poder saber se realmente não gosta dele. Oferece o legume ou verdura de formas diferentes para a criança, procurando sempre variar os formatos, cores, texturas e temperatura das receitas.

Existem alguns métodos de apresentar o alimento e uma delas é camuflar os ingredientes durante o preparo. Desta maneira a criança vai se acostumando com o sabor de determinado alimento. E também pode incrementar o visual dos pratos preferidos como pizza ou canelone incluindo neles os vegetais com aparência diferenciada. Outro método é incrementar o visual dos pratos preferidos. Em conclusão as Pizzas ou canelones com vegetais podem ganhar uma nova cara, aguçando, assim, o paladar do seu pequeno. Neste caso a criatividade dos pais é muito importante.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? A palavra “neofobia” deriva do grego “néos” = novo e “fobos” = medo e neste caso se aplica a alimentação! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.