Diversos

Narguile – Quais Os Perigos à Saúde

narguileNarguilé, cachimbo de água, usado para fumar tabacos, e frequentemente  pelos os adolescentes.

Cachimbo d’água conhecido como shisha ou goza no norte da Africa ou hookah India aqui para nós mais conhecido como Narguile nome de origem árabe.

É usado para fumar onde o tabaco é aquecido e a fumaça passa pelo filtro de água antes de chegar ao fumante através de uma mangueira. Já se tornou um habito para os adolescentes fumar o narguilé em bares ou casas de shows.

 

narguile-perigo-saude

Narguilé Quais os Perigos á Saúde

Segundo a OMS Organização Mundial da Saúde fumar o narguilé de 20 a 80 minutos é o mesmo que fumar 100 cigarros.

Enquanto um cigarro dura de 5 a 8 minutos onde temos de 8 a 12 baforadas o narguilé de 20 a 80 minutos gera de 50 a 200 baforadas.

Encontramos no narguilé tanto nicotina como as 4.700 substâncias toxicas do cigarro comum feito a base de tabaco. A diferença entre os dois é que o narguilé contem muito mais nicotina, monóxido de carbono, metais pesados e substancia cancerígenas na sua fumaça.

Para agravar é usado o carvão em brasa no narguilé o que produz substâncias cancerígenas como o monóxido de carbono. Quando essas substâncias entram no organismo não são mais eliminadas.

Muitos se enganam quando acham que a presença da agua filtra a fumaça no entanto, a água facilita maior aspiração da fumaçanarguile-uso-passa-ser-perigo-saude porque da uma sensação de tolerância por parte do organismo e vai-se inalando maiores quantidades de toxinas sem se incomodar.

A situação agrava bastante se a agua for substituída por bebida alcoólica. Da mesma forma que o cigarro o narguilé também atinge quem estiver no ambiente os chamados fumantes passivos, essas substâncias vão se acumulando no organismo de acordo com o tempo de exposição quanto maior o tempo maior o dano causado.

Tanto quanto os cigarros ele causa doenças nas gengivas.

Fumar em local público ou em jarros menores e por serem divididos podem causar doenças como a herpes ou Hepatite C ou até mesmo tuberculose.

Tanto o cigarro como narguilé fazem muito mal a saúde o ideal seria abandonar os dois vícios para aumentar a sua expectativa de vida e não ter qualquer tipo de complicação futura.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você.

Gostou da matéria?

Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.