Narguile – Quais Os Perigos à Saúde
Narguilé, cachimbo de água, usado para fumar tabacos, e frequentemente pelos os adolescentes.
Cachimbo d’água conhecido como shisha ou goza no norte da Africa ou hookah India aqui para nós mais conhecido como Narguile nome de origem árabe.
É usado para fumar onde o tabaco é aquecido e a fumaça passa pelo filtro de água antes de chegar ao fumante através de uma mangueira. Já se tornou um habito para os adolescentes fumar o narguilé em bares ou casas de shows.
Narguilé Quais os Perigos á Saúde
Segundo a OMS Organização Mundial da Saúde fumar o narguilé de 20 a 80 minutos é o mesmo que fumar 100 cigarros.
Enquanto um cigarro dura de 5 a 8 minutos onde temos de 8 a 12 baforadas o narguilé de 20 a 80 minutos gera de 50 a 200 baforadas.
Encontramos no narguilé tanto nicotina como as 4.700 substâncias toxicas do cigarro comum feito a base de tabaco. A diferença entre os dois é que o narguilé contem muito mais nicotina, monóxido de carbono, metais pesados e substancia cancerígenas na sua fumaça.
Para agravar é usado o carvão em brasa no narguilé o que produz substâncias cancerígenas como o monóxido de carbono. Quando essas substâncias entram no organismo não são mais eliminadas.
Muitos se enganam quando acham que a presença da agua filtra a fumaça no entanto, a água facilita maior aspiração da fumaça porque da uma sensação de tolerância por parte do organismo e vai-se inalando maiores quantidades de toxinas sem se incomodar.
A situação agrava bastante se a agua for substituída por bebida alcoólica. Da mesma forma que o cigarro o narguilé também atinge quem estiver no ambiente os chamados fumantes passivos, essas substâncias vão se acumulando no organismo de acordo com o tempo de exposição quanto maior o tempo maior o dano causado.
Tanto quanto os cigarros ele causa doenças nas gengivas.
Fumar em local público ou em jarros menores e por serem divididos podem causar doenças como a herpes ou Hepatite C ou até mesmo tuberculose.
Tanto o cigarro como narguilé fazem muito mal a saúde o ideal seria abandonar os dois vícios para aumentar a sua expectativa de vida e não ter qualquer tipo de complicação futura.
Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você.
Gostou da matéria?
Deixe seu comentário.
Seja o primeiro a comentar!