Entretenimento

Museu do Holocausto Do Brasil – Entrada Gratuita

Museu do Holocausto Do Brasil fica em Curitiba, Paraná. Quem visitar o espaço vai conhecer as diversas histórias dos que pereceram e dos que sobreviveram ao genocídio ocorrido durante a Segunda Guerra Mundial que ocorreu entre 1939 e 1945. Sua existência representa uma sensação equivalente à fala do procurador do Estado de Israel, Guideon Hansner (1915-1990), que declarou: “Estou aqui hoje para falar em nome de seis milhões de judeus que não podem mais se manifestar”, durante o julgamento de Adolf Eichmann (1906-1962). O Museu lembra os momentos de horror passados por judeus e outros povos vítimas do holocausto.

Museu do Holocausto Do Brasil – Entrada Gratuita

Entrada Gratuita Museu do Holocausto Do Brasil

Com acervo de objetos e fotografia da época ele foi inaugurado oficialmente em novembro de 2011. Tem objetivo educativo e uma linha pedagógica bem definida. Ao mostrar os acontecimentos da Guerra por meio de histórias de vítimas que têm ligação com Brasil ou Paraná. Seu acervo é feito de fotos e objetos pessoais daquele período, que narram pequenas histórias de sobrevivência, salvamentos e resistência física ou espiritual. A exposição permanente do museu possui 56 objetos expostos e aproximadamente 300 fotos e vídeos. Como parte do projeto de centro de referência para o estudo e pesquisa da Shoá (holocausto em hebraico) no Brasil. Esses números correspondem a cerca de 5% de todo o acervo.

Museu do Holocausto Do Brasil – Entrada Gratuita

O prédio da instituição fica junto ao complexo da nova sinagoga Beit Yaacov e ao lado do Centro Israelita do Paraná. Um dos diferenciais da visita é poder contar com o coordenador do museu, Carlos Reiss. Semanalmente, o departamento museológico recebe doações de fotos, documentos, passaportes e objetos relacionados às vítimas e ao período histórico do Holocausto. O centro cultural também é um espaço contra a desumanização nazista e reforça a luta contra a intolerância, o ódio, a discriminação, o racismo e o bullying, tão relevante nos dias de hoje e fundamental para que o interesse pelas visitas fosse disseminado.

Museu do Holocausto Do Brasil – Entrada Gratuita

Regularmente, a equipe do espaço organiza seminários e debates, assim como desenvolve materiais pedagógicos que buscam promover uma discussão abrangente sobre o preconceito e a violência ao longo dos séculos 20 e 21. A mensagem da instituição ao público curitibano, paranaense e brasileiro é: que a humanidade aprenda a conviver melhor e a respeitar as diferenças de cor, fé, etnia ou posições políticas. Sua entrada é gratuita mas para visita-lo é preciso fazer agenda copiando e colando o link a seguir em seu navegador:( https://agenda.museudoholocausto.org.br/).

Museu do Holocausto: Rua Coronel Agostinho Macedo, 248 – Bom Retiro, Curitiba.

Visitas:

Segunda a quarta, das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30;

Quinta, das 19h às 21h;

Sexta, das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 16h30;

Domingo, das 9h às 12h.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Um passeio inesquecível e cheio de conhecimento! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.