Saúde

MonoNucleose Infecciosa –  Transmissão e Sintomas

MonoNucleose Infecciosa  também conhecida como Doença do Beijo  é uma doença contagiosa muito comum e em geral benigna. O vírus causador da doença é o Epstein-Barr (EBV) da família Herpesviridae, transmitida principalmente pela saliva.

MonoNucleose Infecciosa –  Transmissão e Sintomas

Transmissão e Sintomas da Mono Nucleose Infecciosa

A doença recebe o nome de mononucleose por causa dos linfócitos com núcleos atípicos que desenvolvem no sangue durante a infecção. Uma característica desse vírus, assim como os outros da família dos herpes, é o fato de permanecer instalado nas amígdalas quando a pessoa é infectada e assim a doença permanece no corpo por toda sua vida. A doença pode acontecer em qualquer faixa etária, mas percebe-se que a infecção normalmente atinge dois grupos, que são: crianças pequenas, que acabam sendo infectadas pelos pais ou por outras crianças e os adolescentes que são infectados por beijar seus parceiros.

MonoNucleose Infecciosa –  Transmissão e Sintomas

A transmissão pode se dar através de qualquer contato direto com a saliva contaminada, não somente pelo beijo, embora seja a forma de transmissão mais comum e por isso recebeu o nome popularmente de doença do beijo. Quem estiver contaminado pelo vírus mesmo que não apresentem sintomas, podem transmitir a doença, que tem uma duração média de 2 semanas. O vírus se replica nas amígdalas e se dissemina pelos gânglios do pescoço. Os principais sintomas, que costumam aparecer entre 4 e 8 semanas após a doença ser contraída.

MonoNucleose Infecciosa –  Transmissão e Sintomas

Compartilhamos abaixo sintomas da MonoNucleose Infecciosa:

-Febre em torno de 38 graus;

-Dor de garganta;

-Dores musculares;

-Aumento dos linfonodos;

-Localizado na garganta;

-Composto pelas tonsilas faríngeas, palatinas e linguais, pode ocorrer também vermelhidão (eritema), que lembra outra doença viral como sarampo e rubéola, o aumento do baço (esplenomegalia) e em alguns casos mais graves pode ocorrer também o aumento do fígado (hepatomegalia) que pode causar uma hepatite.

Em indivíduos com  baixa imunidade, o vírus pode causar alguns tipos de tumores. A doença se apresenta em diferentes intensidades dependendo da faixa etária acometida. Quanto mais jovem o infectado, ela costuma ser menos intensa, já quanto mais velho a doença tende a ser mais intensa, porém, independe da intensidade, o indivíduo elimina o vírus a vida inteira.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Se perceber qualquer um destes sintomas procure seu médico!Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.