Receitas

Molusco Turu – Propriedades e Como Preparar

Molusco Turu também conhecido como bicho-de-pau. Muito parecido com uma grande lombriga leitosa. Embora muitos pensem que seja um verme por causa de sua aparência ele é um molusco. Muito fino que pode atingir até dois metros de comprimento. Seu nome cientifico  é Teredo Navalis também conhecido como cupim do mar.

Molusco Turu – Propriedades e Como Preparar

Propriedades do Molusco Turu

Ele é rico em cálcio e proteína, pode ser comido cru com sal e limão, cozido com vegetais ou refogado na frigideira à moda provençal. Além de apetecer ao paladar existe a crença nas propriedades afrodisíacas, do turu. Alguns têm a espessura de um dedo e o comprimento de três palmos. Por não se mexer muito, o turu é fácil de ser apanhado. Nas regiões de manguezais na ilha de Marajô e arredores é comum encontra-lo dentro de troncos que se decompõe nas margens dos mangues. Eles se alimentam de arvores podres caídas nas águas, mas também são encontrados em madeiras de embarcações. Uma maneira de pegá-lo é abrir a árvore com um machado.

Molusco Turu – Propriedades e Como Preparar

Há várias formas de comer o verme Turu, alguns preferem come-lo cru apenas com uma pitada de sal e algumas gotas de limão, mas a popularidade desse molusco é tanta que alguns restaurantes inventaram receitas mais elaboradas. Principalmente para oferecer aos turistas a degustar dessa iguaria, como o caldo com leite de coco e sopa de Turu.

Como Preparar Molusco Turu

Nem sempre o Turu  foi tão apreciado. Antigamente era uma forma de matar a fome dos trabalhadores e suas famílias da região dos mangues. Passou a ser degustado pelos índios e assim de geração em geração tornou-se um dos pratos principais.

Molusco Turu – Propriedades e Como Preparar

A maneira mais comum de preparar o turu é deixar ele  descansar numa tigela por uma hora para soltar todo o líquido. Refogar com  azeite, alho, cebola e pimentão. Junte o turu e cozinhe por quatro minutos (mais que isso ele fica borrachudo). Acrescente tomate picado, leite de coco, limão, salsinha, sal e pimenta-do-reino a gosto

Compartilhamos abaixo vídeo de Turu Marjó:

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Um prato nativo que é muito apreciado na ilha de Marajó. Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email
Últimas Pesquisas:
  • https://big1news com br/molusco-turu-propriedades-e-como-preparar html

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.