Saúde

Microcefalia – O Que é e Quais os Sintomas

Microcefalia é uma condição neurológica considerada rara onde a cabeça do paciente é bem menor do que a normal para sua idade e sexo de acordo com a tabela de referencia. O tamanho de uma cabeça é medido como a distância ao redor do topo da cabeça. Microcefalia origina da palavra grega mikrós = pequeno e kephalé = cabeça e ela ocorre na maioria dos casos porque o cérebro não se desenvolve no ritmo normal. O crescimento do crânio é de acordo com o crescimento do cérebro e isto acontece no útero e durante a lactação. Recentemente o aumento de casos disperta a suspeita de que algumas doenças possam estar ligadas a Microcefalia entre elas a Zika vírus, febre chikungunya e a dengue quando adquirida durante a gravidez.

Microcefalia

O que é Microcefalia e Quais os Sintomas

Normalmente a Microcefalia só é detectada no momento em que o bebê nasce já que a anomalia pode acontecer ainda durante o desenvolvimento do feto no útero ou é precocemente adquirida na infância. As causas podem ser fusão prematura das suturas entre os ossos do crânio da criança, anóxia cerebral, ou seja, diminuição de oxigênio no cérebro do feto, infecções que atingem o feto durante a gravidez, a síndrome de Down devido a anomalia cromossômicas, e exposição a substancias que prejudicam o desenvolvimento do feto e ainda a desnutrição severa.

Microcefalia-nenem

Infecções como rubéola, citomegalovírus e toxoplasmose durante a gravidez também aumentam o risco do bebê ter microcefalia. Além destas, existe suspeita de que doenças como dengue, Zika vírus ou febre chikungunya durante a gestação também possam  estar ligadas à microcefalia.

Microcefalia-gesta

O sintoma mais evidente da microcefalia é a diminuição no tamanho da cabeça evidentemente menor do que as crianças do mesmo sexo e idade.  E ainda podemos citar como sintomas:

– Grito de alta frequência;

– Má alimentação;

– Convulsões;

– Maior movimento dos braços e pernas (espasticidade);

– Atrasos no desenvolvimento;

–  retardo mental.

O tratamento da microcefalia não ira curar a doença mas pode ajudar  diminuir as consequências no desenvolvimento mental do bebê. Um dos tratamentos seria fazer a cirurgia que separa levemente os ossos do crânio durante os dois primeiros meses de vida e assim evitar a compressão do cérebro o que provavelmente esta impedindo o seu crescimento.

Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Microcefalia doença que pode ser adquirida durante a gestação! Fique Atenta aos cuidados!! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email
Últimas Pesquisas:
  • microcefalia e seus sintomas
  • Sintomas da microcefalia
  • quais os sintomas da microcefalia
  • quais sao os sintomas da microcefalia
  • microcefalia sintomas
  • sintomas de microcefalia

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.