Saúde

Melão de São Caetano – Benefícios e Como Usar

Melão de São Caetano seu nome cientifico é Momordica charanthia. A planta faz parte da família das cucurbitaceae e é originária de partes como leste da Índia e sul da China. No Brasil, recebeu nomes populares como erva de São Caetano, fruto de cobra, erva das lavadeiras, Erva de São Vicente, pepino amargo, Bitter melon (inglês), Ku Gua (Chinês) e melãozinho.

Melão de São Caetano

Benefícios do Melão de São Caetano

Ele é uma  trepadeira de cheiro bem ruim e possui flores amareladas ou esbranquiçadas, folhas palmatífidas e seu fruto é dourado. Esta planta é facilmente encontrada em cercas, hortas, pomares e até mesmo em terrenos baldios. O melão de São Caetano pode ser usado em várias receitas naturais e possui efeito clareador. Muito usado pela medicina popular e pelas tribos do amazonas. As  lavadeiras usam para clarear roupas e tirar manchas. Seus frutos maduros são usados na alimentação e seus benefícios são inúmeros.

Melão de São Caetano – Benefícios e Como Usar

Compartilhamos abaixo alguns benefícios do melão de São Caetano:

-Cicatrizante;

-Anti-reumático;

-Hipoglicemiante;

-Antibiótica;

-Antiviral;

-Anti-diabética;

-Adstringente;

-Depurativo;

-Inseticida;

-Laxativo;

-Purgativo.

Como Usar Melão de São Caetano

Ele ainda pode ser utilizado para tratar dores articulares, faringites, gripes, hemorroidas, cólicas abdominais, eczemas, furúnculos, febres, tosse, irritação vaginal, TPM, dores de ouvido, entre vários outros problemas. Trata lesões de pele, como feridas. O Melão-de-são-caetano é um fruto, e por isso pode ser consumido na forma de suco, polpa ou concentrado. Também podem ser usadas as folhas da planta na preparação de chás ou compressas para aplicar na pele. Não se esqueça de que é importante sempre consultar o médico para que seja indicada a forma e quantidade ideal para consumo. O fruto não é recomendado para gestantes, mulheres em período de amamentação, pessoas que estejam com diarreia crônica ou que possuem hipoglicemia, isso porque o consumo desse fruto pode causar aborto, agravar o quadro diarreia ou diminuir muito a quantidade de glicose no sangue.

Melão de São Caetano – Benefícios e Como Usar

 Compartilhamos abaixo como usar Melão de São Caetano:

– os frutos cozidos combatem vômitos e tratam doenças venéreas;

– os frutos maduros podem ser usados na pele fazendo cataplasma;

– as folhas secas são usadas para fazer sucos e tratar picadas de serpentes, usado como purgante e tratar infecções do fígado;

– infusão da planta toda serve para tratar resfriados;

– a infusão dos frutos é muito indicada para o tratamento de hemorroidas.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Pode ser usada de diversas formas. Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.